Mesmo com a pandemia, que derrubou a produção global de caminhões, o Brasil manteve a sexta posição entre os países produtores. Segundo a Organização Internacional de Veículos Automtores (OICA), o País não caiu (nem avançou) no ranking.
De acordo com os dados, que foram compilados pelo Estradão, os 90.936 caminhões feitos no Brasil em 2020 representaram 2% da produção mundial. Ou seja, no ano passado foram fabricados 4.361,420 caminhões no mundo inteiro.
Portanto, houve alta de 5% na comparação com a produção no ano anterior. Em outras palavras, em 2019 a produção mundial de caminhões foi de 4.152.408 unidades.
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Produção de caminhões recua no Brasil
Porém, apesar de o País garantir a sexta posição no ranking, houve queda na produção em 2020. Ou seja, com a crise provocada pela covid-19, o recuo foi de 19,9% na comparação com o ano anterior.
Em outras palavras, em 2019 foram fabricados 113.476 caminhões no Brasil. Segundo especialistas, alguns fatores causaram a retração.
Um deles foi a necessidade de implementação do distanciamento social. A medida foi adotada logo após a decretação da pandemia. Assim, com menos gente nas fábricas a produção de caminhões caiu.
Falta de peças afeta fábrica de caminhões em 2021
Além disso, houve paralisação temporária das fábricas. Dessa maneira, o objetivo era diminuir a circulação de pessoas. Portanto, visava evitar a disseminação da doença.
Porém, nem mesmo a volta gradual das atividades conteve a queda. Enfim, o motivo foi a falta de peças e insumos. Sobretudo a partir do segundo semestre.
Do mesmo modo, os problemas continuam afetando as fabricantes de caminhões no Brasil. Portanto, nos primeiros meses de 2021 muitas tiveram de fazer paradas pontuais.
O objetivo era conter o agravamento da pandemia. Além disso, a falta de matérias-primas e peças continua. A situação ficou ainda mais complicada com a falta de semicondutores.
Produção da China cresceu 34,2%
Contudo, nem todos os países estão sendo tão afetados como o Brasil. Segundo os dados da OICA, na China, país onde o novo coronavírus surgiu, a realidade é bem diferente.
Nesse sentido, no país asiático a produção de caminhões em 2020 cresceu 34,2%. Ou seja, das fábricas chinesas saíram 2.976.459 unidades no ano passado.
Portanto, estamos falando de quase 760 mil unidades a mais que as 2.217.847 feitas em 2019. Como resultado, a China se manteve na primeira posição entre os maiores fabricantes mundiais.
Japão é o segundo maior produtor
Em outras palavras, a China responde por mais da metade dos caminhões produzidos no mundo em 2020. Ou seja, 68% do total.
No ranking de 2020 da OICA, em segundo lugar aparece o Japão. Mas a diferença em relação à China é abissal. No ano passado, o Japão fabricou 405.451 caminhões.
Na terceira posição aparecem os Estados Unidos. Em 2020, foram fabricados 235.011 caminhões naquele país.
Depois vem o México, com 133.314 unidades feitas no ano passado. A Índia é o quinto maior fabricante de caminhões do mundo. Das fábricas do país, saíram 123.621 unidades em 2020.
Em seguida aparece o Brasil. Portanto, o País ocupa a sexta posição. Confira abaixo o ranking dos 10 maiores fabricantes globais
Os 10 maiores fabricantes de caminhões em 2020
1. China: 2.976.459 |
2. Japão: 405.451 |
3. USA: 235.011 |
4. México: 133.314 |
5. Índia: 123.621 |
6. Brasil: 90.936 |
7. Coreia da Sul: 55.583 |
8. Indonésia: 53.219 |
9. Rússia: 52.279 |
9. Rússia: 52.279 |
Os 10 maiores fabricantes de caminhões em 2019
1. China: 2.217.847 |
2. Japão: 506.541 |
3. USA: 345.067 |
4. Índia: 254.165 |
5. México: 195.421 |
6. Brasil: 113.476 |
7. Indonésia: 91.757 |
8. Coreia do Sul: 64.758 |
9. Itália: 60.294 |
10. Rússia: 59.891 |