Notícias

CNH de caminhoneiro acima de 50 terá isenção de taxas

A isenção de taxas na renovação da CNH vai valer para caminhoneiros e motoristas de vans com mais de 50 anos que recebem até dois salários mínimos por mês

Redação

16 de abr, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

CNH
Crédito:Crédito: Peggy Bergman/Scania Trucks

Em breve, os caminhoneiros com mais de 50 anos poderão ficar isentos das taxas de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O benefício será para os profissionais com renda de até dois salários mínimos. Ou seja, que recebam até R$ 2.200 por mês. 

Isso inclui motoristas de van. Enfim, é para habilitados nas categorias "C", "D" e "E". Outro requisito é que o interessado exerça a profissão há mais de dez ano.

Enfim, é isso que prevê o substitutivo do deputado Bosco Costa (PL-SE) ao Projeto de Lei 3552/19 do deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO). A proposta foi aprovada pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.


Publicidade

Isenção de CNH mira motorista de baixa renda

Portanto, agora será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação. Além das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania. A informação é da Agência Câmara de Notícias

Para os outros motoristas, é preciso ter mais de 60 anos. Nesse caso, também só terá direito quem recebe até dois salários mínimos por mês.

Segundo Costa, ​o custo dos exames exigidos pelo  Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aliado às taxas de emissão de novos documentos, "pesa no bolso dos cidadãos idosos”. De acordo com ele, o benefício deve ser para quem mais precisa da CNH, com os caminhoneiros.


No Brasil, 60% dos caminhoneiros têm mais de 50 anos

No mesmo sentido, o parlamentar diz que é preciso focar os mais carentes. “As isenções devem ser, exclusivamente, para pessoas de baixa renda."

"Consideramos não ser adequado o uso de verbas públicas para isentar pessoas com maior poder aquisitivo”, diz Costa. Ou seja, se o projeto passar, vai ajudar muitos caminhoneiros autônomos.

Isso porque, no Brasil, seis de cada dez profissionais têm mais de 50 anos. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC &Logística).


Novo Código de Trânsito Brasileiro

Além disso, nesta semana entraram em vigor alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma das mudanças diz respeito ao exame toxicológico. Veja aqui o que mudou.

Também houve atualizações na CNH. Uma das mais impactantes foi o aumento da pontuação para suspensão da habilitação de motoristas profissionais. 


A partir de agora, quem tem CNH e trabalha como caminhoneiro, por exemplo, pode ter até 40 pontos no prontuário. Bem como essas infrações podem ser de qualquer tipo.

Até então, eram 20 pontos. E algumas infrações podiam suspender, de forma imediata, a habilitação de caminhoneiros e outros profissionais. Para os demais motorista, essa regra continua valendo.

Deixe sua opinião