A Volvo terá 210 unidades dos caminhões FH e FMX em operação na Raízen. Os modelos farão o transporte de cana de açúcar. A empresa é referência global na produção e comercialização de açúcar.
Nesse sentido, os caminhões vão operar nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ou seja, vão transportar a safra~2021/22. A colheita começa neste mês de abril.
Todos os Volvo da frota da Raízen vão transportar cana picada. Ou seja, vão operar na área de transbordo da lavoura até o local de moagem.
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Volvo usados pela Raízen têm plano de manutenção Ouro
Assim, toda a operação ocorrerá dentro da área das usinas. Os 210 novos caminhões utilizados pela Raízen são de locadoras e operadores logísticos.
Portanto, a companhia optou por caminhões com plano de manutenção Ouro. Trata-se do pacote de suporte mais completo da marca sueca.
“Cada fornecedor da Raízen também é parte fundamental em toda a cadeia produtiva", diz o diretor de suprimentos da empresa. Henrique Nakamura. Segundo ele, a companhia buscou parceiros com o que há de melhor no mercado.
Raízen atua com o conceito TCO
A empresa trabalha com o conceito de Custo Total de Propriedade (TCO). Ou seja, leva em consideração todos os custos relacionados ao produto durante sua vida útil.
Nesse sentido, segundo a Volvo, seus veículos são reconhecidos por ter o melhor TCO do setor de transporte. Parte da transação contou com o apoio da Volvo Financial Services Brasil. Trata-se da divisão de soluções financeiras da marca.
A Volvo tem forte presença no segmento vocacional no País. Segundo a empresa, o novo negócio com a Raízen confirma a liderança da marca no setor.
Volvo tem forte presença com caminhões vocacionais
A empresa oferece caminhões destinados a operações severas. Isso inclui as do setor sucroalcooleiro. Nesse sentido, a Volvo tem modelos para atender todo o ciclo do setor de cana, seja voltado à produção de álcool e/ou açúcar.
“O setor sucroalcooleiro apresenta certa complexidade. Há vários tipos de aplicação, cada qual com suas peculiaridades", afirma o diretor-executivo de caminhões da Volvo no Brasil, Alcides Cavalcanti.
Logo, a composição de caminhão e implemento depende do tipo de operação. E pode variar se a cana for picada ou inteira. E também do tipo de via onde o caminhão vai trafegar.
Composição varia conforme o tipo de operação
Dessa forma, escolher o caminhão ideal é fundamental para obter o melhor desempenho. Assim como para garantir maior produtividade, bem como aumentar a rentabilidade.
Segundo a Volvo, os modelos FMX e FH são focados nesse tipo de transporte. Já o VM é ideal para atividades de apoio. Ou seja, para transbordo de cana ou caminhão de bombeiros, por exemplo.
Além disso, esses caminhões podem chegar a qualquer parte do canavial. Por isso, podem servir de veículo de lubrificação e reabastecimento de outros modelos da frota. Por fim, entre as utilizações do VM estão o transporte de máquinas, além de oficina, guindaste hidráulico e caçamba basculante.