As vendas de caminhões cresceram no primeiro trimestre do ano apesar das consequências da pandemia do coronavírus e o desabastecimento de matérias-primas e insumos. De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março deste ano as concessionárias venderam 25.776 caminhões, o que representa avanço de 27,55% sobre as 20.209 unidades emplacadas em igual período do ano passado.
As entregas de caminhões também apresentaram alta. No mês foram 10.796 unidades, crescimento de 65,79% sobre o mesmo mês de 2020, quando foram vendidas 6.512 unidades
Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior diz que é preciso ter cautela para afirmar que o mercado de caminhões está em recuperação. “Essa alta da vendas de caminhões é em cima de uma base muito baixa registrada em 2020”, explica.
Na comparação com fevereiro de 2021, quando foram emplacados 7.718 Caminhões, o aumento foi de 39,88%.
Ranking por marca
De acordo com a Fenabrave, a Mercedes-Benz lidera as vendas de caminhões novos no primeiro semestre de 2021. A marca alemã tem 33,12% de participação.
Em seguida vem a Volkswagen/MAN, com 28,21% do mercado. Ao passo que a Volvoaparece na terceira posição, com 16 % da fatia.
Depois vêm a Scania, com 12%, Iveco, com 5,74%, e DAF (4,46%).
Ranking por segmento
Da mesma forma como em anos anteriores, os pesados que mantêm a liderança na venda de caminhões por segmento. Assim, detêm 50,20%% de participação no acumulado de janeiro a março.
Em seguida vêm os semipesados (26,38%). Assim como os leves (9,48%), os médios (8,68%) e os semileves (5,25%).
Ranking por modelo
Em primeiro lugar, na lista por modelo no primeiro trimestre está o Volvo FH 540. Foram emplacadas 1.811 unidades do cavalo-mecânico de janeiro a março.
Imediatamente em seguida está o Scania R 450, com 1.399 unidades. DAF XF aparece na terceira posição. Assim, teve 1.103 unidades vendidas.

Os dez caminhões mais vendidos
| MARCA/MODELO | MAR. | ACUM. | 
| 1º VOLVO FH 540 | 798 | 1.811 | 
| 2º SCANIA R 450 | 899 | 1.399 | 
| 3º DAF XF | 477 | 1.103 | 
| 4º VW 11.180 | 528 | 1.178 | 
| 5º VW 24.280 | 316 | 858 | 
| 6º VOLVO FH 460 | 352 | 857 | 
| 7º MERCEDES-BENZ ACTROS 2651 | 266 | 830 | 
| 8º MERCEDES-BENZ ACCELO 1016 | 315 | 822 | 
| 9º MERCEDES-BENZ ATEGO 2426 | 233 | 716 | 
| 10º SCANIA R 540 | 339 | 651 | 
Os dez caminhões pesados mais vendidos
| MARCA/MODELO | MAR. | ACUM. | 
| 1º VOLVO FH 540 | 798 | 1.811 | 
| 2º SCANIA R 450 | 899 | 1.399 | 
| 3º DAF XF | 477 | 1.103 | 
| 4º VOLVO FH 460 | 352 | 857 | 
| 5º MERCEDES-BENZ ACTROS 2651 | 266 | 830 | 
| 6º SCANIA R 540 | 339 | 651 | 
| 7º VW 29.520 | 28O | 434 | 
| 8º MERCEDEZ-BENZ AXOR 3344 | 100 | 391 | 
| 9º SCANIA R 500 | 159 | 380 | 
| 10º MERCEDES-BENZ ACTROS 2544 | 133 | 330 | 
Os dez caminhões semipesados mais vendidos
| MARCA/MODELO | MAR. | ACUM. | 
| 1º VOLKSWAGEN 24.280 | 316 | 858 | 
| 2º MERCEDES-BENZ ATEGO 2426 | 233 | 716 | 
| 3º MERCEDES-BENZ ATEGO 1719 | 173 | 546 | 
| 4º VW/MAN 24260 | 163 | 510 | 
| 5º MERCEDES-BENZ ATEGO 3030 | 164 | 416 | 
| 6º VOLVO VM 270 | 178 | 416 | 
| 7º VW 17.190 | 154 | 333 | 
| 8º VOLVO VM 330 | 113 | 301 | 
| 9º VW 31.280 | 112 | 294 | 
| 10º VW 26.280 | 144 | 291 | 
Os dez caminhões médios mais vendidos
| MARCA/MODELO | MAR. | ACUM. | 
| 1º VOLKSWAGEN 11.180 | 528 | 1.178 | 
| 2º VOLKSWAGEN 14.190 | 110 | 237 | 
| 3º MERCEDES-BENZ ATEGO 1419 | 85 | 234 | 
| 4º VOLKSWAGEN 13.180 | 71 | 209 | 
| 5º IVECO TECTOR 11.190 | 68 | 197 | 
| 6º MERCEDES-BENZ ACCELO 1316 | 46 | 138 | 
| 7º MERCEDES-BENZ 1418 | 11 | 25 | 
| 8º FORD CARGO 1119 | 1 | 5 | 
| 9º VOLKSWAGEN 13.190 | 2 | 4 | 
| 10ºAGRALE 4 000 | 0 | 3 | 
Os dez caminhões leves mais vendidos
| MARCA/MODELO | MAR. | ACUM. | 
| 1º MERCEDES-BENZ ACCELO 1016 | 315 | 822 | 
| 2º VOLKSWAGEN MAN 9.170 | 309 | 675 | 
| 3º MERCEDES-BENZ ACCELO 815 | 213 | 626 | 
| 4º IVECO TECTOR 9-190 | 43 | 120 | 
| 5º HYUNDAI HD D 80 | 38 | 69 | 
| 6º MERCEDES-BENZ ACCELO 915 | 23 | 49 | 
| 7º VOLKSWAGEN MAN 9.160 | 0 | 22 | 
| 8º JAC IEVI 200T | 14 | 19 | 
| 9º VOLKSWAGEN 8160 | 5 | 10 | 
| 10º FOTON AUMARK | 5 | 8 | 
Os dez caminhões semileves mais vendidos
| MARCA/MODELO | MAR. | ACUM. | 
| 1º MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 285 | 684 | 
| 2º MERCEDES-BENZ SPRINTER 516 | 124 | 281 | 
| 3º VOLKSWAGEN 6.160 | 62 | 96 | 
| 4º IVECO DAILY 45-170 | 35 | 86 | 
| 5º IVECO DAILY 65.170 | 18 | 78 | 
| 6º MERCEDES-BENZ SPRINTER | 26 | 55 | 
| 7º IVECO DAILY 55-170 | 14 | 45 | 
| 8º MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 1 | 12 | 
| 9º IVECO DAILY 4514 | 0 | 3 | 
| 10º IVECO DAILY 55C 17 | 1 | 3 | 
Vendas de ônibus avançam
Em março, o mercado de Ônibus emplacou 1.500 unidades, o que significa alta de 15,83% sobre março de 2020, quando foram negociadas 1.295 unidades.
No entanto, o crescimento de março sobre fevereiro (1.4298 unidades) foi de de 5,04%.
De acordo com a Fenabrave, no acumulado do primeiro trimestre de 2021, no entanto, foram emplacados 4.252 Ônibus. Isso significa queda de 19,68%, na comparação com 2020 (5.294 unidades).
“No entanto, as vendas de Ônibus se mantêm em um nível baixo por causa da retração da demanda. Isso é resultado, portanto, da consequência do avanço da segunda onda da Covid-19", explica Assumpção.
De acordo com ele, as restrições de circulação e cancelamento de viagens continuam afetando as empresas do setor.
 
        
       
             
                             
                         
           
          