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Preço do aço vai prejudicar retomada do setor de implementos, diz Anfir

O preço do aço, que representa cerca de 70% dos custos de produção dos implementos rodoviários no País, subiu mais de 80% em 2020

Redação

18 de fev, 2021 · 3 minutos de leitura.

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aço
Crédito:Crédito: Librelato
Graneleiro Librelato

O preço do aço não para de subir. Em 2020, o reajuste acumulado foi de 86%. Como resultado, vários setores da indústria estão sendo prejudicados.

Entre os mais afetados está o de implementos rodoviários. Isso porque o aço representa 70% dos custos de produção. Assim, os aumentos prejudicarão a retomada do setor.

A informação é do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), Norberto Fabris. Ele diz que a alta não foi repassada aos clientes.


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Setor prevê crescimento de 10% em 2021

Segundo a Anfir, 2021 começou bem para o setor. Em janeiro, foram foram vendidas 11.270 unidades. Então, a associação chegou a projetar crescimento de até 10% nas vendas.

Contudo, isso pode mudar por causa da alta nos custos. Sobretudo devido ao aumento dos preços de matérias primas. Principalmente do aço.

Segundo Fabris, o setor está saindo de um período de quarto anos seguidos de crise. De acordo com ele, não é possível absorver as altas de preços de matérias primas.


“Isso vai quebrar o ritmo de recuperação e vamos retroceder”, afirma.

Setor não consegue absorver alta do aço

Seja como for, o setor opera com carteira de cobrança não indexada. Ou seja, os produtos têm preços fixos.

A indexação serve para proteger o vendedor. Sobretudo de eventuais flutuações do mercado. Do mesmo modo, reduz o risco de perdas com os reajustes de matérias-primas.


“Como não dá para repassar a alta, os fabricantes vão absorver os aumentos", diz Fabris "Portanto, em termos práticos quer dizer que o reajuste vai prejudicar à saúde financeira das empresas”, explica ele.

Risco ao transportador

Segundo o executivo, para não perder vendas as empresas reduziram as margens de lucro. Ele diz que o efeito negativo não ficará restrito à indústria.

Isso complica a situação do transportador. "O valor do frete estagnado impede o repasse de eventuais aumentos aos clientes,", diz. “Fabricantes e transportadores vão dividir a conta.”


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