A Fiat acaba de mostrar, na Europa, a versão de produção do elétrico E-Ducato. O modelo é a opção 100% elétrica do utilitário médio, que deve chegar em breve ao mercado. Inicialmente a linha será oferecida na Europa.
A Fiat já está treinando funcionários de sua rede de concessionárias por meio de plataformas virtuais. A produção em série da linha Ducato elétrica começa no ano que vem. Há grande chance de o E-Ducato ser vendido também no Brasil, onde o modelo é oferecido há mais de duas décadas.
LEIA TAMBÉM: Mercedes estuda vender Sprinter elétrico no Brasil
Publicidade
O Fiat E-Ducato será oferecido nas versões furgão, chassi-cabine e van de passageiros. Nas configurações de carga, a capacidade de carga será a mesma dos modelos com motor a combustão: de 10 m³ a 17 m³. A carga útil é de 1.950 kg.
Graças às variações de configuração das baterias, a autonomia pode variar de 200 a 330 km. Após 30 minutos de recarga, o E-Ducato pode rodar 100 km, de acordo com informações da Fiat.
O E-Ducato tem motor 100% elétrico com potência de 90 kW (cerca de 123 cv). O torque máximo equivale a 28,5 mkgf.
Novo logotipo do Fiat E-Ducato
Para marcar o início desta nova era da eletrificação, a Fiat renovou o logotipo da gama. O desenho foi criado pelo Centro de Estilo da FCA. São dois elementos distintos: a letra "E" em azul remete a veículos elétricos. Já o "D" de Ducato, na cor prata, destaca a robustez do veículo, de acordo com a fabricante.
O E-Ducato passou por uma extensa bateria de testes. As avaliações foram feitas considerando todas as possíveis variáveis de uso por diferentes tipos de clientes da Europa.
Um ano se passou desde a apresentação do protótipo à versão de produção do E-Ducato. Por meio de ferramentas de simulação, o novo modelo percorreu, virtualmente, mais de 50 milhões de quilômetros.
Em breve o modelo entrará na fase de testes reais com clientes de diversas regiões da Europa.