As vendas de reboques e semirreboques acumularam de janeiro a novembro 22.454 emplacamentos, volume 4,48% superior ao registrado no mesmo período do ano passado de 21.492 unidades. Segundo a Anfir, a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviário, é o primeiro resultado positivo no ano.
No balanço anterior divulgado pela associação no início de outubro, os números já se mostravam melhores, com os volumes de licenciamentos quase empatados na comparação anual. “Um momento importante no processo de recuperação da indústria”, disse na ocasião Alcides Braga, presidente da Anfir. Agora, com o registro do crescimento o dirigente acredita na retomada das vendas “e deverá seguir em rota ascendente daqui para frente.”
Dentre reboques e semirreboques se destacam tanques de alumínio, com crescimento de 108,7%, para 48 unidades até novembro, baú carga geral, alta de 54,5%, com 2.075 equipamentos vendidos e baú lonado, que acumula vendas de 1.888 unidades, evolução de 39,23%.
Publicidade
Na categoria de carrocerias sobre chassi, no entanto, os negócios ainda seguem abaixo do desempenho do ano passado. Segundo Braga, sinal de que o comércio urbano e as compras ainda não reagiram. De janeiro a novembro, o mercado absorveu 31.314 equipamentos leves, queda de 11,2% em relação às 35.263 unidades registradas nos onze primeiros meses de 2016.
O desempenho do segmento de leves, trouxe para baixo o resultado do mercado total. Os 53.768 implementos rodoviários emplacado no acumulado do ano até novembro representaram declínio de 5,26% na comparação com os 56.755 licenciamentos de um ano antes.