O Mercedes-Benz Uptime, serviço de monitoramento do funcionamento do veículo, semelhante ao que a fabricante oferece no Brasil com o chamado Telediagnose, chegou aos semirreboques acoplados ao caminhão. A ferramenta agora, integrada ao sistema de gestão de frota e rastreamento Fleetboard, permite ao transportador controle sobre toda a composição veicular.
O serviço é especialmente vantajoso na busca por redução de custos operacionais e para garantir o máximo de disponibilidade do caminhão para o trabalho. Por meio de sensores e da conectividade, os dados do veículo são continuamente monitorados, interpretados em segundos e, se necessário, enviados ao gestor com recomendações para ações específicas, como sugerir um agendamento de manutenção preventiva, o que reduz a probabilidade de quebras e de veículos parados.
Com a extensão do serviço à combinação veicular, problemas que afetam o sistema de freio do semirreboque são também informados ao transportador. De acordo com a fabricante, em uma primeira fase, são verificados três sistemas principais: suprimento de ar dos freios e da suspensão pneumática, a atuação do freio e o funcionamento da tomada da carreta. Caso ocorra uma fuga de ar no circuito, a falha é detectada e imediatamente comunicada ao gestor.
Publicidade
As informações da carreta são monitoradas e enviadas à central pelo FleetBoard por meio da tomada convencional do reboque, interligada pelas conexões pneumática e pela eletrônica embarcada do caminhão. A fabricante lembra que o recurso estendido aos semirreboques não precisa de investimento extra um novo hardware, basta o cliente do Mercedes-Benz Uptime solicitar ativação gratuita. Por enquanto, a extensão do serviço está disponível a 17 mercados europeus.