Ao contrário da retração que persiste nas vendas de caminhões 0 km, o mercado de usados se mantém aquecido. De acordo com dados da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, no acumulado do ano até julho os negócios somaram 193.731 transferências, volume 4% superior ao apurado no mesmo período do ano passado, de 186.844.
Também em julho, os 30.254 caminhões que ganharam novos proprietários, representaram altas de 0,94% sobre o mês anterior e de 1,3% na comparação com um ano antes, quando ocorreram 29.866 trocas de propriedade.
O desempenho apurado até o momento revela que a cada um caminhão novo licenciado, outros 6,7 usados trocam de mão.
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Os caminhões da Mercedes-Benz são os mais negociados no mercado usados. Até julho a marca deteve participação de 38,55% nos negócios. A Volkswagen Caminhões e Ônibus ocupa o segundo lugar com 21,34% e a Ford, em terceiro, com 17,08%. O ranking segue com Scania (8,53%), Volvo (7,15%) e Iveco (4,17%). Todas as outras marcas juntas representam 3,18% do mercado.
O bom momento pelo qual passa o mercado de usados surge como oportunidade para as montadoras participarem do jogo para também estimular as vendas de novos como contrapartida. A Mercedes-Benz, por exemplo, desde 2013 atua no segmento de usados por meio de suas lojas SelecTrucks. Em quatro anos de atividades, a unidade de negócio já negociou mais de 2.000 unidades usadas.
Somente no primeiro semestre do ano, 423 caminhões foram vendidos pela rede, volume que representou o dobro de veículos transferidos na comparação com o mesmo período do ano passado. “Hoje, a proporção de vendas entre o caminhão novo e o seminovo demonstra que o cliente está buscando alternativas no mercado para renovar a sua frota”, observa Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões da fabricante. “Nos últimos três anos, os volumes anuais de usados foram superiores a 300.000 caminhões”, destaca.
Para o executivo, o mercado de usados em 2017 deve registrar um crescimento de 5% até o fim do ano, aumento que em parte também deverá contribuir com as vendas de novos. Estratégica para a montadora, a SelectTrucks se apresenta como alavanca no negócio de caminhão 0 km. De acordo com o diretor, por volta de 1.670 veículos novos vendidos envolveram negociações na troca de usados. “No ano passado, a SelecTrucks contribuiu em 1,3% na participação de mercado da marca nas vendas de caminhões.”
Depois da abertura de estabelecimentos próprios em Mauá (SP) e Betim (MG), em 2013 e 2016, respectivamente, São José dos Pinhais (PR) será a próxima cidade a ter uma SelecTrucks, em setembro. A montadora também aposta no que chamou de lojas satélites, modelo no qual a unidade de negócio de usados da marca funciona dentro da concessionária, casos da Sambaíba, em Campinas (SP), e Pirasa, de Limeira (SP).