SuperVan da Ford é um laboratório de pesquisas pulverizador de recordes

Protótipos baseados no furgão Ford Transit promovem a marca e auxiliam em pesquisas de novas tecnologias há mais de 50 anos.

Baseada na primeira geração da Transit, a SuperVan original foi apresentada em 1971. Veículo foi construído pela Ford do Reino Unido.

Veículo era equipado com um motor V8 de 400 cv de potência, o mesmo do Ford GT40 que foi tetracampeão das 24 Horas de Le Mans. Protótipo passava dos 240 km/h.

A SuperVan 2, de 1984, repetia o design da segunda geração da Transit, mas a carroceria era de fibra de vidro. Motor V8 gerava quase 500 cv e o modelo alcançava 280 km/h.

A SuperVan 2 teve uma carreira curta. Protótipo apareceu em apresentações por dois anos e logo saiu de cena, devido ao lançamento da terceira geração da Ford Transit, em 1986.

Outro projeto da Ford do Reino Unido, a SuperVan 3 mudou o patamar tecnológico do furgão demonstrador. Protótipo teve duas versões, entre 1994 e 2004.

Motor usado na SuperVan 3 era o Ford-Cosworth HB, um V8 com com mais de 700 cv potência. Esse mesmo propulsor foi usado em carros da Fórmula 1 da Benetton, Lotus, McLaren, entre outras equipes.

SuperVan retorna, mas com motor elétrico

Após um hiato de 18 anos, a Ford apresentou a SuperVan 4 em 2022. Porém, diferentemente dos protótipos anteriores, este novo modelo tinha motorização elétrica.

A SuperVan 4 é até hoje a mais potente da série. Modelo construído nos EUA, pela Ford Performance, tinha quatro motores elétricos que rendiam 2.000 cv de potência e tração nas quatro rodas.

Evolução da SuperVan 4, a versão 4.2 apresentada em 2023 mantém a configuração de tração integral e motorização elétrica, embora menos potente. São três motores elétricos que rendem 1.400 cv. Veículo supera os 300 km/h com facilidade.

Pulverizador de recordes

A SuperVan 4.2 vem ganhando notoriedade em competições tradicionais do automobilismo. O modelo estabeleceu um recorde na subida de montanha de Pikes Peak, nos EUA, e venceu a corrida da Bathurst, na Austrália. Recentemente, o protótipo conquistou o Festival Goodwood de Velocidade, no Reino Unido.

LEIA NO ESTRADÃO