Renault revive o furgão Estafette em conceito futurista
Modelo foi revelado neste mês durante o IAA Transportation 2024, o salão de veículos comerciais de Hanover, na Alemanha
Modelo foi revelado neste mês durante o IAA Transportation 2024, o salão de veículos comerciais de Hanover, na Alemanha
De acordo com a Renault, o furgão conceitual é uma visão futurista para seus veículos utilitários elétricos. O protótipo elétrico foi projetado pela Flexis, empresa formada pelo Renault Group, Volvo Group e a CMA CGM Groupe.
A Renault descreve o novo Estafette como uma “van compacta, porém espaçosa”. Conforme apontou o fabricante, o modelo tem o comprimento de um Kangoo L2 (4,91 metros), a capacidade de carga do Trafic L1H2 (1.140 kg) e a “agilidade do Clio”.
O foco de atuação do conceito Estafette é o transporte de mercadorias na “última milha”. Ou seja, a van futurista é pensada para transportar pacotes do centro de distribuição até o destino final.
A Flexus criou o conceito a partir do feedback de operadores de entregas e motoristas, que pediram um veículo prático para o dia a dia.
O interior da van é projetado para aumentar a eficiência dos entregadores, por isso o acesso ao compartimento traseiro é facilitado.
A van conceitual da Renault tem uma série de recursos ópticos funcionais, como as luzes auxiliares que iluminam o chão e até um painel de mensagens na porta.
A Renault preferiu instalar câmeras de vídeos em vez dos espelhos retrovisores. As imagens do ambiente externo são projetadas em telas na cabine do condutor.
O conjunto óptico da Estafette traz memórias do clássico furgão da Renault, como os faróis redondos.
A Estafette é o primeiro demonstrador da marca francesa com a nova plataforma FlexEVan para utilitários elétricos. A marca prevê que o furgão pode chegar ao mercado em dois anos.
A Estafette original, lançada em 1959, foi o primeiro veículo da Renault com o trem de força – motor e transmissão – instalado na parte frontal. O veículo foi produzido de 1959 até 1986.