Implementos rodoviários escondem tecnologias que você precisa conhecer
Do enlonamento automático aos eixos elétricos, inovação e conectividade estão transformando o transporte pesado no Brasil.
Do enlonamento automático aos eixos elétricos, inovação e conectividade estão transformando o transporte pesado no Brasil.
O sistema de enlonamento automático permite acionar a lona do solo, sem subir na carroceria. A tecnologia da Librelato reduz o tempo de operação, evita quedas e protege a carga de contaminações.
A T4S criou uma blindagem elétrica com descargas não letais de 20 mil volts. Ela cobre todo o baú e impede tentativas de arrombamento — ideal para cargas de alto valor.
O Randon Solar é um sistema de painéis solares que gera energia auxiliar para baús frigoríficos para alimentar o sistema de refrigeração. Com isso, o caminhão economiza até 1.800 litros de diesel por ano e evita a emissão de 6 toneladas de CO₂.
O e-Sys, da Suspensys, é um eixo elétrico para implementos rodoviários. O sistema armazena energia das frenagens e descidas e fornece tração adicional à carreta. Resultado: até 25% menos consumo de combustível.
O sider automático, da Pratic Sider, usa motores elétricos para abrir e fechar as lonas laterais de carretas Sider. É um equipamento que oference mais segurança e agilidade, sem esforço manual.
O SCALAR EVO Pulse, da ZF, envia dados de pressão e temperatura dos pneus do implemento direto para a nuvem. O sistema aumenta em média 13% a vida útil dos pneus e avisa o gestor em caso de falhas.
O iEBS, também da ZF, evita tombamentos, controla a frenagem e ajusta a altura da suspensão. O sistema integra telemetria e está pronto para tecnologias de assistência ao motorista (ADAS).