Freightliner Cascadia avança para a 5ª geração
Ícone das estradas nos Estados Unidos, o novo Cascadia ficou mais aerodinâmico e ganhou diversos equipamentos de segurança
Ícone das estradas nos Estados Unidos, o novo Cascadia ficou mais aerodinâmico e ganhou diversos equipamentos de segurança
Freightliner Cascadia é o caminhão extrapesado mais popular nos Estados Unidos. Desde o lançamento da primeira geração, em 2007, a marca vendeu mais de um milhão de unidades.
Os novos os faróis de LED de estágio duplo são mais resistentes a impactos. O fabricante ainda projetou o equipamento para ser capaz de derreter o gelo e eliminar a condensação acumulada no conjunto óptico em poucos minutos.
O design marcante dos caminhões Freightliner, com a frente avançada, é favorecido pelas leis americanas. Nos EUA, os caminhões podem ter cabines mais longas, bem como as carretas maiores. No Brasil, o conjunto não pode passar de 30 metros de comprimento.
O novo Cascadia pode receber os motores a diesel Detroit DD13 e DD15, que geram até 512 cv de potência e 256,8 mkgf de torque. Outra opção é o Cummins X15N, a gás natural, que gera 613 cv e 283,9 mkgf. O caminhão é preparado para alcançar Peso Bruto Total Combinado de 36 toneladas.
Como opcional, o novo Cascadia pode ter câmeras no lugar dos espelhos retrovisores laterais. Esse dispositivo reduz o consumo de combustível ao melhorar a aerodinâmica do caminhão. As imagens são transmitidas em telas na cabine.
As imagens das câmeras externas são transmitidas em telas na cabine do caminhão. Há um monitor em cada lado da cabine. O sistema também conta com modo de visão noturna.
O painel do Cascadia é 100% digital. O caminhão também tem central multimídia completa com conexão sem fio com smartphone.
Ideal para viagens longas, o assento do motorista do Cascadia possui sistema de amortecimento a ar.
A versão do Cascadia com cabine leito pode ser configura de diversas formas, com camas, sofá-cama e até uma pequena área de convivência que pode ser transformada em dormitório.
O novo Cascadia ganhou recursos que ajudam o motorista a manter a direção segura na estrada. Os equipamentos detectam veículos e pedestres em pontos cegos do condutor e, se for necessário, freiam automaticamente o caminhão.
Os sistema de segurança monitoram a atenção do motorista e podem iniciar comandos para manter o Cascadia centralizado na linha de tráfego. Ele ainda pode desacelerar o veículo até parar e aciona as luzes de emergência se o condutor não responder aos alertas.
O novo Freightliner Cascadia entrará em produção seriada nos EUA a partir do primeiro trimestre de 2025.