Redação

26/06/2017 - 2 minutos de leitura. Atualizado: 05/07/2017 | 12:43

Últimos dias para associar a placa do caminhão ao QR-Code

Procedimento é obrigatório para completar recadastramento no RNTRC e não excluir o veículo da frota

Crédito: Crédito: Wellington Pedro/ Fotos Públicas

Termina em 30 de junho próximo o prazo para os transportadores completarem o recadastramento no RNTRC, o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, com a vinculação do novo adesivo com QR-Code à placa do caminhão.

O procedimento é fundamental para que o veículo não seja excluído do registro, tornando-o irregular para o uso no transporte remunerado de carga. Nesse período não há custos adicionais, mas a partir de 1º de julho, além do transportador ter de pagar, terá de reiniciar todo o processo de recadastramento.

A nova identificação visual é uma das exigências da Resolução 4.799/2015 da ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres. O texto dispõe a respeito das regras de inscrição, atualização e recadastramento do RNTRC. De acordo com o documento, o procedimento estabelece três etapas: cadastro e renovação de informações em ponto de atendimento credenciado; identificação visual dos veículos, no caso o adesivo, e, em breve, a obrigatoriedade de identificação eletrônica dos veículos com as TAGS.

Continua depois do anúncio

Os novos adesivos deverão ser colados nas duas laterais externas de cada reboque ou semirreboque e nas laterais das cabines de cada caminhão.

Notícias relacionadas

Legislação

Motoristas sem exame toxicológico vão ser notificados pela Senatran

Legislação

Motoristas profissionais têm até maio para ter exame toxicológico em dia

Legislação

Senatran começa a notificar motoristas com exame toxicológico pendente

Legislação

Pedágio para eixos suspensos de caminhões carregados já está valendo