Redação

17/07/2017 - 2 minutos de leitura.

Prazo para novas regras sobre produtos perigosos foi ampliado

O transportador tem até o dia 16 de dezembro para se adequar

Crédito: Foto: Mercedes-Benz

A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, prorrogou prazo para que o transportador de adapte às novas regras do transporte de produtos perigosos. A Resolução nº 5.232/2016 aprovou instruções complementares ao Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos. No documento anterior o setor dispunha de sete meses para se adequar às novas regulamentações, agora o prazo se estende até 16 de dezembro de 2017.

As novas exigências são baseadas nas recentes atualizações do Regulamento Modelo da Organização das Nações Unidas, o Orange Book, documento elaborado por comitê de peritos em transporte de produtos perigosos da ONU e referência para a maior parte dos países.

A regulamentação acrescenta mais segurança ao transporte dessas cargas. O texto prescreve itens mais atualizados no que diz respeito às exigências de embalagem, sinalização, operação de transporte e transporte em quantidade limitada. O documento ainda traz regras para o transporte de novos produtos químicos perigosos que foram incorporados ao regulamento internacional nos últimos anos.

Continua depois do anúncio

Notícias relacionadas

Legislação

Motoristas sem exame toxicológico vão ser notificados pela Senatran

Legislação

Motoristas profissionais têm até maio para ter exame toxicológico em dia

Legislação

Senatran começa a notificar motoristas com exame toxicológico pendente

Legislação

Pedágio para eixos suspensos de caminhões carregados já está valendo