Aline Feltrin

10/11/2023 - 4 minutos de leitura.

Bitrens e rodotrens estão liberados na Anchieta, mas com restrições

A partir de agora, a circulação de bitrens e rodotrens com PBTC de até 74 t e 30 m no trecho de serra da Via Anchieta fica autorizada pelo DER-SP

Os veículos estão sujeitos a uma restrição de horário para chegada ao sistema Anchieta/Imigrantes, que não poderá ocorrer antes das 22h Crédito: Divulgação| Randon

Bitrens e rodotrens agora têm permissão para rodarem na rodovia SP-150. Ou seja, a Via Anchieta, que liga a capital ao litoral sul paulista, entre os km 40 e 55. A portaria SUP-084/2023, do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP) foi publicada no Diário Oficial do Estado.

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De acordo com a portaria, a liberação é para veículos de carga com peso bruto total combinado (PBTC) de até 74 toneladas. Bem como com comprimento de até 30 metros. Porém, a liberação de bitrens e rodotrens na Via Anchieta é limitada a alguns horários (veja mais abaixo). Além disso, é preciso ter Autorização Especial de Trânsito (AET).

Vale ressaltar que esses caminhões também estão sujeitos à restrição de horário para chegada ao sistema Anchieta Imigrantes. Ou seja, após as 22h. Além disso, as AET emitidas para a circulação nesse trecho serão exclusivas, com validade de seis meses.

Por que existem restrições a bitrens e rodotrens

A medida visa otimizar o tráfego de veículos de carga. Com isso, o objetivo visa proporcionar mais eficiência na área de logística e contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Motoristas e transportadoras devem estar atentos às novas normas. Quem descumpre a lei fica sujeito a multa no valor de R$ 130,16, além de receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Seja como for, cada Estado tem suas próprias regras para a circulação de bitrens e rodotrens. Conforme as autoridades de trânsito, o motivo é garantir mais segurança. Isso porque são veículos longos, que, além de pesados. Assim, precisam de mais espaço para frear e fazer curvas, por exemplo.

Divulgação|Scania

Por fim, também há limitações ligadas à infraestrutura. Ou seja, algumas estradas e pontes não foram projetadas para suportar o peso e a carga desses veículos, com risco de haver danos estruturais. Além disso, em áreas urbanas e rodovias movimentadas, a criculação de bitrens e rodotrens prejudica a fluidez do tráfego. Sobretudo ao realizar manobras, como entrada e saída das vias.


Dias e horários liberados para bitrens e rodotrens na Via Anchieta

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