Volkswagen Caminhões leva para Agrishow 2018 robustez e agilidade
Na maior feira da América Latina dedicada ao agronegócio, caminhões da MAN Latin America atendem todo o ciclo da operação no campo

A MAN Latin America marca presença na Agrishow 2018, de 30 de abril a 4 maio, em Ribeirão Preto (SP), com leque de opções para oferecer ao transporte no campo solução em todas as etapas da operação, da colheita à distribuição. No estande da fabricante, estarão expostos os mais recentes lançamentos da Volkswagen Caminhões indicados para atender ao produtor rural.
A montadora elegeu três representantes como solução na busca de mais eficiência, as versões 6x4 dos Constellation 31.280 e 32.360, destinados para cumprir tarefas em ambientes fora de estrada, e o novo Delivery 9.170, modelo adequado para atuar na distribuição urbana ou mesmo nas aplicações rodoviárias de curtas distâncias.
Especialmente indicados para serviços severos, os traçados Volkswagen 31.280 e 32.360 incorporam argumentos ainda mais fortes com objetivo de garantir eficiência ao trabalho. O primeiro adotou configuração com transmissão automática da Allison e, o segundo, o câmbio automatizado V-Tronic, fornecido pela ZF. Ambos os recursos, além de providenciar conforto e segurança, itens diretamente associados à produtividade, são agentes nos controles dos custos operacionais. A eletrônica embarcada na transmissão minimiza a fadiga do operador e traz inteligência à operação ao eliminar erros nas trocas de marcha e elevar a média de consumo de combustível.
Sob medida para o trabalho pesado
No transbordo da colheita de cana-de-açúcar ou no apoio de serviços de terraplanagem, por exemplo, os Constellation 31.280 e 32.360, da Volkswagen Caminhões, também se mostram como veículos sob medida ao produtor rural. Da fábrica, os modelos saem prontos para facilitar o trabalho do implementador e para cumprir as tarefas com desenvoltura.
De acordo com a necessidade e aplicação, os caminhões podem ter tomada de força traseira, escapamento na vertical, se for o caso de operação como betoneira. Para maior robustez, os eixos traseiros têm redução nos cubos, bloqueio nos diferenciais e a suspensão é reforçada. A adoção de freio a tambor promove mais resistência ao acúmulo de poeira como também proporciona menos custo de manutenção.
Os modelos trazem ainda EBD, recurso que distribui a força de frenagem entre as rodas, assistente de partida em rampa, o chamado ATC, dispositivo que evita que as rodas patinem, e Modo Manobra, recurso de auxílio para trafegar em locais estreitos ou confinados, evitando trancos nas saídas quando carregados.
O Constellation 31.280 vem equipado com o motor MAN D08 que gera 275 cv a 2.300 rpm e torque de 1.050 Nm de 1.100 a 1.750 rpm. Dos argumentos para reduzir o custo operacional, a fabricante aponta a tecnologia de recirculação de gases, EGR, como vantagem, pois o motor dispensa o uso de Arla 32. Já no Constellation 32.360, o motor é Cummins ISL de 360 cv e torque máximo de 1.600 Nm.