Pneu: antes dos danos as precauções
Como identificar avarias e desgastes nos pneus e se precaver de dores de cabeça desnecessárias
Quando se trata de pneu não existe milagre. Pneu desgasta com o uso e, como agente intermediário do piso com o veículo, é quem suporta a carga, enfrenta buracos, pedras e todo tipo de adversidade. Gestor atento e cuidadoso, no entanto, é capaz de prolongar sua vida útil. Inspeções rotineiras nas condições dos pneus para se antecipar de possíveis danos se mostram como a melhor prática para garantir aumento da sua quilometragem.
O estado da banda de rodagem, dos flancos e dos ombros pode dizer muito a respeito de eventuais estragos, sejam eles ocasionados pelo uso, por algum reparo, pela reforma ou mesmo provenientes de descuidos na montagem ou desmontagem. Identificar os sinais apresentados torna a gestão mais eficiente ao reduzir custos e impedir um provável descarte prematuro.
Antes do prejuízo, pneus bem-cuidados
Determinadas avarias são claramente observadas. Não é preciso ser especialista para constatar perfurações provocadas por objetos pontudos ou rasgos na lateral do pneu, o que determina inclusive seu sucateamento. Outras, menos perceptíveis, exigem análise mais cuidadosa e ação específica para uma solução. Mas, acima de tudo, o mais importante é saber como evitá-las.
O Guia de Danos e Desgastes elaborado pela Vipal Borracha ajuda muito o responsável pela frota a tomar decisões na gestão dos pneus. Dentre as tantas avarias possíveis, algumas são especialmente preocupantes e exigem uma ação rápida.
Separação das cintas na banda de rodagem
Dano típico provocado pelo uso do pneu em condições de baixa de pressão associada ao excesso de carga, o que superaquece as extremidades. Com essas condições não há o que fazer, além do descarte do pneu. Mas calibrar os pneus regularmente quando frios e evitar peso além do recomendado são as precauções para proteger contra o prejuízo.
Exposição das extremidades das lonas/cintas
Mais um exemplo de avaria ocasionada pelo uso e, no caso, sinal de um problema mecânico no veículo, como eixos ou terminais desalinhados. Se contatado a tempo, o dano pode ser remediado e, para prevenir, vale estabelecer uma rotina de manutenção preventiva.
Desagregação da banda de rodagem
Trafegar em solo pedregoso com excesso de pressão e ainda em velocidade incompatível com o tipo de piso faz com que a banda de rodagem acabe se soltando do pneu. O reformador é quem melhor pode dizer se há conserto. Cabe, porém, sensatez do operador em evitar os excessos, e não custa nada verificar e retirar objetos estranhos presos à estrutura do pneu.
Desgaste na lateral do pneu
A presença de esfolados ao longo da lateral do pneu indica que rodou em contato com alguma peça fora do lugar no veículo, como molas quebradas, abraçadeiras, algum componente da suspensão. É preciso avaliar a extensão do estrago para saber se vale a pena a reforma, mas também é um aviso de que não se pode adiar a manutenção.
Saliência no flanco do pneu radial
A deformação aparente na lateral, uma espécie de “veia”, sinaliza a quebra de cabos de aço internos na estrutura do pneu ocasionada por forte impacto. Por isso, a direção exige mais cuidado do operador ao passar em lombadas, buracos, cabeceiras de pontes e tachões. A depender do caso, o dano tem conserto com aplicação de manchões feitos de aramida.
Desgaste diagonal
Partes localizadas mais gastas que o restante de outros pontos da banda de rodagem indicam um problema mecânico, de rodas desbalanceadas a folgas nos rolamentos dos eixos. O pneu deve ser avaliado pelo reformador e o veículo deve seguir para a oficina.
Rachadura na banda de rodagem em pneus diagonais
Avaria proveniente do uso com calibragem inferior à recomendada, excesso de carga, como também indica a fadiga da carcaça do pneu. O dano merece a atenção de um reformador se alcançar a estrutura do pneu. Para prevenir, cabe ao gestor manter os pneus calibrados de maneira adequada, usar pneus da mesma altura e de mesma capacidade de carga em todo o conjunto.
Talão danificado
Quebras ou trincas na área do talão são típicas da falta de lubrificação na hora de montar ou desmontar o pneu da roda. Os consertos só são possíveis quando a avaria se encontra na borracha sem afetar o talão. Para evitar o prejuízo, o uso de ferramenta adequada e a mão de obra qualificada para o serviço respondem pelas melhores soluções.
Reconhecida como a rede do transportador, a Vipal Resolve, criada e administrada pela Vipal Borrachas, é canal capaz de ajudar muito mais a respeito da gestão de pneus e rotina das garagens. Qualquer questão do dia a dia do gestor tem resposta no www.vipalresolve.com.br.