Vendas de veículos usados se mantêm em alta
Caminhões seminovos representam o segmento com o melhor desempenho

Ao longo do primeiro semestre do ano, o mercado de usados apresentou comportamento variável entre altas e quedas nas negociações. Encerrado o período, no entanto, o saldo da trajetória das vendas se manteve em curva positiva.
Segundo dados consolidados da Fenabrave, a federação que reúne as distribuidoras de veículos no país, de janeiro a junho 5,3 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus usados trocaram de mãos, volume 0,79% superior em comparação ao mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 5 milhões de unidades foram negociadas.
“Apesar das oscilações, o mercado segue estável, garantindo mais tranquilidade e segurança aos consumidores quando buscam por um veículo usado de seu interesse”, diz Ilídio dos Santos, presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
Veja também
Hiper Saldão de Pesados. Até 30 dias para pagar e financiamento em até 48x.
A cada cinco caminhões negociados, quatro são usados
Entre as categorias de veículos usados, a de caminhões mostrou o melhor desempenho, o que também sinaliza aquecimento nas atividades econômicas. Nos seis primeiros meses do ano, as vendas cresceram 1,44%, com 165.841 caminhões comercializados, contra 163.480 no mesmo período de 2017.
Numa comparação com os caminhões novos, 33.339 unidades foram emplacadas no primeiro semestre. Ou seja, a cada cinco caminhões vendidos, quatro são usados.
No entanto, a greve dos caminhoneiros, em maio, interrompeu sequência de alta dos últimos meses. Somente em junho, as transações com caminhões somaram 28.549 transferências, queda de 4,74% em relação aos 29.971 negócios realizados no ano passado.
Caminhões da marca Mercedes-Benz foram os mais vendidos nos primeiros seis meses do ano, com participação de 37,62% nas transações. Em seguida, aparecem os veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus (21,84%), Ford (16,55%), Scania (8,9%), Volvo (7,72%) e Iveco (4,34%). As outras marcas representaram 3% das transferências.
Você pode encontrar o seu caminhão seminovo e financiá-lo com melhores condições de pagamento e prazos, com taxas competitivas na BV, marca de Varejo do Banco Votorantim. Além disso, você pode consultar o MeuCarroNovo.com.br e encontrar ofertas de modelos que você procura. São mais de 200 mil opções entre carros, motos e caminhões.