TMS para a saúde da transportadora
Além de proporcionar planejamentos mais eficientes, solução reduz custos do transporte

Nos últimos anos, as operações de transferências de mercadorias tornaram-se mais complexas e onerosas para as empresas. Por isso, gerenciar a atividade de transporte de cargas exige soluções cada vez mais eficientes. Questões relacionadas à infraestrutura, as restrições à circulação de veículos nas grandes cidades, casos de roubo de cargas, as regras mais severas impostas por gerenciadoras de risco, a falta de mão-de-obra qualificada e os congestionamentos são fatores que precisam ser administrados pelo gestor.
“Para ganhar mais eficiência na operação, a empresa deve fazer o planejamento e a gestão do transporte de cargas, que não se resume a um dedicado setor de tráfego ou às tecnologias embarcadas nos veículos”, revela Angela Gheller Telles, diretora de manufatura e logística da Totvs.
O modelo de gestão deve compreender ações relacionadas ao desenho e ao dimensionamento da malha logística. É vital para o negócio planejar a demanda por transporte, definir o nível de serviço, entender as políticas tarifárias e utilizar as tecnologias para o apoio à operação.
Essa abrangente área de atuação no setor de transportes exige a aquisição ou o desenvolvimento de uma ferramenta automatizada de gestão, conhecida no mercado logístico como TMS (Transportation Management System). Voltada à gestão da atividade de transporte de carga, ela é composta por diversos módulos que, ao atuar de forma integrada, proporciona uma visão de 360° graus da operação.
A ferramenta reúne um conjunto completo de recursos para assegurar o máximo controle do gestor sobre o negócio, como informações administrativas da frota, gerenciamento de combustível, pneus e câmaras, manutenção, execução e controle operacional (entrada e saída de veículos, emissão de coleta e entrega), gestão da tripulação (motorista e ajudante), planejamento da operação, contratação do transporte (cotação e seleção de fornecedor), gestão financeira e de desempenho e, por fim, interfaces, agregando sistemas de telemetria.
Segundo especialistas da área logística, a falta do TMS na gestão no transporte pode significar o fracasso do negócio. Exemplos bem-sucedidos da utilização da ferramenta resultaram em economias de 5% a 15% nos custos com o transporte. São índices suficientes para justificar o investimento em uma solução TMS.
“A automatização e o uso eficiente dos dados para atender melhor ao cliente são características da transformação digital dos negócios”, afirma Angela Gheller. Executivos da Totvs afirmam ainda que outra vantagem do TMS é permitir que toda a empresa tenha uma comunicação mais efetiva e sem ruídos.