Rodízio de pneus promove segurança e economia
Ação importante na manutenção preventiva, o rodízio aumenta a vida útil dos pneus ao garantir desgaste uniforme
Único ponto de contato do veículo com o solo, o pneu aguenta tudo: o peso da carga, o estado precário das estradas, as pedras pelo caminho, o calor do asfalto, as frenagens bruscas e a forma de dirigir do motorista.
Com tantas variáveis pela frente, é natural que o desgaste dos pneus ocorra de maneira irregular, o que coloca em risco a estabilidade do conjunto e encurta seu uso. Mas o rodízio de pneus, prática da manutenção preventiva, se apresenta como aliado do transportador para reduzir o custo por quilômetro. Afinal, depois do combustível, os pneus representam os maiores gastos na operação de transporte.
Rodízio possibilita rodar 20% a mais
Ao incluir o rodízio de pneus no programa de manutenção, o gestor promove uniformidade no desgaste e, assim, a possibilidade de ampliar em até 20% a vida útil dos componentes, segundo estimativas dos fabricantes.
Fazer o rodízio, no entanto, não se resume em alterar a posição original dos pneus do veículo, especialmente em caminhões, muitas vezes com rodas duplas nos eixos traseiros.
Segundo Vanderlei Alban, instrutor técnico da Univipal, universidade corporativa da Vipal Borrachas, a primeira providência é estabelecer os prazos de cada rodízio. Como regra geral, recomenda-se fazer três vezes durante a vida útil do pneu.
“Divide-se a expectativa de quilometragem do veículo por quatro para encontrar o intervalo em quilômetros que se deve considerar para o rodízio”, ensina. “Por exemplo: com pneus que têm rendimento médio de 100 mil quilômetros, dividimos o valor por quatro para obter indicação do rodízio, no caso a cada 25 mil quilômetros.”
Vale considerar que o rodízio de pneus em caminhões é bem diferente que o de automóveis. Na maioria dos casos, o veículo de carga possui mais eixos e rodas. A complexidade normalmente exige um serviço feito por especialistas.
Cabe seguir algumas regras:
- Para garantir estabilidade após o rodízio, altere a posição dos pneus do mesmo eixo simultaneamente.
- Faça o rodízio também dos pneus das rodas internas, quando for o caso de caminhões com pares de rodas.
- Sempre recalibre os pneus a cada rodízio de acordo com a pressão mais adequada à sua nova posição no veículo.
- Recomenda-se a rotação longitudinal ou paralela para pneus unidirecionais.
- Frequentemente, o chamado rodízio em X é a melhor solução.
O instrutor técnico da Univipal observa que a orientação do fabricante será sempre a mais assertiva. Alban lembra ainda que procedimentos simples – como manter pneus calibrados, alinhados e balanceados – e evitar uma condução agressiva são atitudes que ajudam a prolongar a duração dos pneus, geram economia e promovem a segurança.
Rodízio de pneus é um dos temas em pauta no Vipal Resolve, fórum direcionado aos profissionais do transporte. A plataforma interativa, criada pela Vipal Borrachas, contribui para a solução de problemas do dia a dia do gestor por meio de perguntas e respostas em ambiente que permite compartilhar e absorver experiências. Para participar basta fazer o cadastro no site www.vipalresolve.com.br.