Reparo de pneu merece atenção e método adequados
Vipal Borrachas oferece ampla linha de materiais para o conserto do pneu de acordo com a avaria
Como único ponto de contato do veículo com o piso, o pneu naturalmente corre o risco de ser danificado ao longo de sua vida útil. Objetos perfurantes, pedras, desníveis na pista e buracos são alguns dos inimigos capazes de danificar o pneu ou até mesmo inutilizá-lo precocemente. Daí a necessidade de utilizar método e material mais adequados na hora de realizar o reparo.
A equipe de especialistas da Vipal Borrachas ensina que há um determinado reparo para cada tipo de dano. Um prego que rompeu o revestimento interno, por exemplo, exige cuidado não só devido à perda imediata de pressão. Caso o conserto não seja o mais adequado, o furo poderá causar o descolamento das partes do pneu, comprometendo o bolso e, principalmente, a segurança.
Seja qual for o tamanho da avaria, não se deve improvisar no conserto do pneu. Ele só estará em boas mãos quando manipulado por técnicos treinados e qualificados. Antes de ser reparado, o pneu precisa ser desmontado do aro e minuciosamente inspecionado por dentro para saber se nenhum outro objeto provocou problemas mais sérios.
Reparos temporários e permanentes
Especialistas da Vipal Borrachas afirmam também que alguns consertos são temporários, como os chamados plugues de corda, que não vedam completamente o furo. Nesse caso, é necessário preenchê-lo com borracha e selar com uma unidade própria para o reparo.
A Vipal Borrachas oferece amplo portfólio de kits de reparo para garantir ao técnico a realização confiável do serviço a cada tipo de avaria, de acordo com padrões de qualidade da indústria do pneu. Assim, o pneu continuará rodando milhares de quilômetros de maneira segura e econômica.
Pioneira ao introduzir no Brasil o processo de vulcanização a frio para reparos, em 1973, a Vipal Borrachas deu ao profissional do setor condições para fazer consertos de forma rápida e segura. Cada serviço foi desenvolvido conforme a aplicação e o tamanho do dano, a fim de preservar a estrutura resistente do pneu.
Conheça os tipos de reparos permanentes -- feitos no interior do pneu -- e emergenciais, realizados por fora e sem a necessidade de retirá-lo da roda.
Reparos permanentes
- Manchão combinado (MC): reparo de borracha em forma de chapéu, que pode ser aplicado internamente na região da banda de rodagem em danos de até 8 mm. A aplicação é realizada pela parte interna do pneu. Indicado em casos de furos retos, de 90° em relação à carcaça.
- Vipstem: reparo de borracha em formato cilíndrico para furos de até 15 mm na região da banda de rodagem. É semelhante ao manchão combinado, mas indicado para furos em ângulos. Deve ser aplicado na região da banda de rodagem com reforços internos.
- Reparo VF: reparo de borracha quadrado para ser aplicado internamente na região da banda de rodagem em danos de até 8 mm, juntamente com o Vipstem.
- Reparo RT3: reparo de borracha redondo para furos de até 3 mm. Também deve ser utilizado com o Vipstem e com o pneu desmontado.
- Manchão VD e RAC: reparos próprios para pneus diagonais (VD) ou radiais (RAC). Desenvolvidos para danos maiores, que necessitam de um reforço com lona em regiões da banda de rodagem, ombros e laterais dos pneus.
Reparo emergencial
- Vipaseal: reparo de borracha para consertos temporários em pneu sem câmara para furos de até 6 mm na banda de rodagem.
O conserto mais adequado para cada tipo de dano é tema presente na Vipal Resolve, plataforma interativa criada pela Vipal Borrachas para auxiliar os profissionais do transporte na solução de seus problemas do dia a dia.
Dividido por assuntos relacionados à gestão de empresas transportadoras, o Vipal Resolve se apresenta como um fórum em que especialistas da Univipal, a universidade corporativa da Vipal Borrachas, e a experiência dos próprios usuários, contribuem com respostas às dúvidas dos motoristas. Para participar da rede é simples. Basta preencher cadastro no site www.vipalresolve.com.br.