Pequeno agricultor tem espaço na Agrishow 2018
Marcas apresentam na 25a. edição da feira soluções para produção em pequenas propriedades

A Agrishow 2018 não é um evento apenas para grandes fazendeiros e empresas ligadas ao agronegócio. O pequeno e médio produtor rural também encontra ferramentas e soluções para o dia a dia da lavoura e para melhorar a sua produção. Há de máquinas e equipamentos destinados a plantações em espaços menores até novas técnicas de plantio.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o país possui hoje cerca de 4,5 milhões de famílias que vivem da agricultura em pequenas propriedades. Elas respondem por quase 40% do valor bruto da produção agropecuária no país. Por essa razão, muitas marcas que atendem as necessidades da agricultura familiar levam seus produtos para exposição na Agrishow 2018, realizada no início de maio em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Um exemplo são as máquinas. Para as pessoas dedicadas à agricultura familiar e com foco em fruticultura, horticultura ou culturas adensadas de café, arroz e feijão, na Agrishow 2018 há modelos de tratores e microtratores entre 11 cv e 85 cv, mais leves, versáteis e com baixo consumo de combustível.
De acordo com especialistas no setor de máquinas e implementos agrícolas presentes na Agrishow 2018, os pequenos agricultores precisam de máquinas simples e flexíveis, que realizam diversas funções no dia a dia na agricultura e que sejam econômicas e duráveis. Grandes tratores se tornam obsoletos em propriedades menores porque não são utilizados em sua capacidade total, gerando alto custo de manutenção e prejuízos para o pequeno agricultor.
Aeroponia
Novas técnicas que podem melhorar a produção da agricultura familiar também são apresentadas na Agrishow 2018. Uma delas é uma derivação da hidroponia – técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
A Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios (APTA) desenvolveu um modelo chamado aeroponia para a produção de hortaliças e outras plantas folhosas utilizando luz artificial e nebulização. As raízes das plantas ficam suspensas no ar, e são alimentadas por gotículas de água carregadas de nutrientes. De acordo com a APTA, a economia de água nas culturas que utilizam essa técnica pode chegar a 90%.
Cooperativas
Os pequenos e médios agricultores também estão representados na Agrishow 2018 pelas cooperativas. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) montou um espaço na feira que receberá caravanas de cooperativas agrícolas de todo o estado de São Paulo, num total de cerca de 3 mil cooperados da área.
O espaço montado pela OCB na Agrishow 2018, por meio da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), também oferece informações sobre como participar ou mesmo montar uma cooperativa na região do produtor interessado, além de palestras voltadas para as questões da agricultura.