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Plataforma de inovações

Nova linha Volkswagen Delivery se apresenta como base de recursos pioneiros no segmento de distribuição urbana

Nova Família Delivery

Se não bastasse uma família de caminhões inteiramente nova, que não compartilha um único parafuso com a geração anterior, os inéditos Delivery despontam como pioneiros em sua classe no mercado latino-americano. Desde o início do desenvolvimento, a gama foi projetada para receber câmbio automatizado, hoje recurso comum nos caminhões pesados, mais ainda opção praticamente inexistente nos segmentos de semileves, leves e médios.

Os caminhões Delivery começam a chegar ao mercado em etapas. As versões 11.180 e 9.170 desembarcaram nas concessionárias em setembro. No começo de janeiro será a vez do 6.160 e, em seguida, vêm Express, 4.150 e 13.180. A montadora já planejou também a introdução das versões V-Tronic, equipadas com transmissão automatizada. O 11.180 vai estrear a tecnologia ainda no primeiro trimestre de 2018 e, até o fim do ano, ela estará disponível em toda a linha.

“Temos um grande desafio pela frente. Em caminhões pesados, em função do valor maior, a caixa automatizada se paga mais fácil. Nos leves, a realidade é outra, mas também compensa pela eficiência que proporciona”, afirma João Hermann, gerente de marketing da Volkswagen Caminhões.

Apesar do inevitável valor a ser pago por uma versão automatizada em relação à mecânica, o transportador ganha em rentabilidade e produtividade. Com trocas inteligentes e mais adequadas de acordo com as condições do trânsito, as operações tornam-se mais confortáveis, seguras, econômicas e ainda prologam a vida útil dos componentes. Afinal, trata-se de um câmbio que elimina erros. A caixa V-Tronic foi especialmente desenvolvida em parceria com a Eaton, a fim de conceber um equipamento exclusivo para a fabricante de Resende (RJ).

“Os preceitos da mobilidade inteligente são, sem dúvida, o conforto do motorista, a redução do consumo de combustível e, consequentemente, do nível de emissões”, resume Leandro Siqueira, diretor de desenvolvimento do produto e gerenciamento de portfólio da Volkswagen Caminhões. “A transmissão automatizada é uma grande aliada. Por isso, temos o maior portfólio de automatizados para o transporte de cargas no país.”

A família Delivery traz mais tecnologias fora do alcance dos olhos. A produção dos caminhões usa matérias-primas inovadoras, em linha com que há de mais avançado na indústria automotiva mundial.

A utilização de chapas de aço de alta resistência e de menor espessura permitiu à montadora oferecer modelos 10% mais leves se comparados à geração anterior. Para o transportador, a solução representa menor consumo de combustível e maior capacidade de carga líquida, em torno de 400 kg a mais em relação aos antecessores.

Os modelos da nova família usam materiais amigáveis ao meio ambiente, caso dos revestimentos feitos de fibras orgânicas, como a juta. Não é só: 90% do veículo é reciclável graças ao emprego de peças e partes de aço e plástico polipropileno. Os pedais, por exemplo, são de plástico de engenharia, substituindo o aço. Além de mais resistente, o material reduz o peso dos componentes em 30%.

A partir do Delivery, a Volkswagen Caminhões também desenvolveu o primeiro caminhão brasileiro 100% elétrico, o e-Delivery. O veículo projetado em parceria com a Eletra, empresa nacional de São Bernardo do Campo (SP), traz motor elétrico da WEG com 80 kW, equivalente a 109 cv, e torque de 493 Nm associado a uma caixa de transmissão automática da Allison. Em 2018, o modelo será testado pela Ambev nas operações de distribuição de bebidas.

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