Lista de 13 novidades é o destaque na linha Mercedes-Benz Axor
Túnel do motor rebaixado é a principal mudança na linha 2018 de extrapesados apresentada na Fenatran

Em 2014, a Mercedes-Benz anunciou o conceito Econfort, uma nova filosofia de desenvolvimento de seus caminhões, a fim de garantir o melhor em economia de combustível, conforto, força e desempenho no transporte de cargas rodoviário e no fora de estrada. Na mesma época, o extrapesado Axor foi escolhido para começar a receber os aprimoramentos. Hoje, a linha conta com 57 modificações incorporadas -- 13 delas foram apresentadas na Fenatran.
“Com essas inovações, o Axor representa a plenitude do conceito Econfort”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Agora, finalizamos um ciclo de novidades que resultaram no novo Axor, que oferece muito mais vantagens aos nossos clientes, reforçando o baixo custo operacional e excelente custo-benefício.”
O grande destaque da linha Axor é o novo túnel do motor em posição 100 mm mais baixa que a anterior. É a menor altura de sua categoria, proporcionando mais espaço e comodidade no interior da cabine. No modelo Leito Teto Alto, o túnel permitiu obter 1.780 mm de altura interna, enquanto na cabine Leito Teto Baixo da versão fora de estrada o espaço é de 1.310 mm.
Além de mais confortável, a cabine do Axor 2018 ganha praticidade com o quadro de instrumentos com novas funções. Informações sobre pressão do turbo, tempo/consumo em marcha lenta, consumo em litros e alerta de velocidade agora são checados rapidamente pelo motorista, que ainda pode selecionar o idioma no qual os dados são exibidos: português, inglês, espanhol, alemão e árabe.
Já o novo controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) combina conforto e eficiência na utilização diária. Enquanto os sistemas convencionais são programados para fazerem o caminhão atingir a velocidade desejada o mais rápido possível – ou seja, usando a máxima potência do motor –, o piloto automático do Axor 2018 consegue identificar as condições de piso e carga por meio de sensores e se ajusta para fazer o extrapesado alcançar a velocidade programada sem prejudicar o consumo de combustível.
Assim, se o caminhão estiver em um declive, por exemplo, o sistema aproveita a inclinação para levar o veículo à velocidade desejada sem precisar acelerar. Na prática, isso pode representar economia de até 1% na comparação com o equipamento convencional. Na mesma linha, o câmbio automatizado Mercedes PowerShift foi aprimorado, com funcionamento mais suave nas trocas de marcha ascendentes e nas reduções.
A linha Axor 2018 ainda traz três novidades para aprimorar a segurança. A primeira é o Hill Star Aid (HSA), que auxilia a partida em rampas. O sistema freia o caminhão por até três segundos em saídas de semáforos em aclives, garantindo arrancadas mais seguras. A segunda é o Electronic Brake Force Distribution (EBD), que atua em conjunto com o ABS e distribui a força da frenagem entre as rodas do caminhão, independentemente da carga transportada. Isso evita travamentos e garante maior controle e segurança ao volante. A terceira é o Anti Slip Regulation (ASR), que controla a tração e impede que as rodas patinem nas acelerações, proporcionando melhor dirigibilidade até em piso molhado e com baixa aderência.
As novidades da linha Axor podem ser conhecidas de perto nos modelos 2544 6x2 rodoviário e 3344 6x4 fora de estrada. “Essas modificações foram solicitadas pelos nossos clientes, o que comprova que estamos cumprindo à risca o compromisso estabelecido em nosso slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’”, conclui Leoncini.