Goodyear KMax: S tem compromisso com a durabilidade.
Pneu da linha MaxSeries foi desenvolvido para obter mais eficiência em serviços regionais

Em 2015, a Goodyear iniciou uma reformulação na sua linha de pneus comerciais com a introdução da chamada MaxSeries, uma ampla gama de produtos específicos para entregar ao setor de transporte o pneu mais eficiente conforme a aplicação a que se destina, como operações urbanas, fora de estrada, rodoviárias ou mistas. “A MaxSeries acompanha a tendência do transporte de carga, de ser cada vez mais especializado”, diz Eduardo Schilling, gerente sênior de marketing da Goodyear no Brasil.
O KMax foi um desses lançamentos, concebidos para oferecer o máximo de quilometragem em operações que a empresa define como serviço regional. No caso, representa a maior parte das condições de transporte de carga no país, em que o veículo tem pela frente variados tipos e estados de piso, regiões montanhosas e longas retas, além do tráfego intenso de grandes centros urbanos.
Em sua versão S, feita para atuar em eixos direcionais e livres ou de tração moderada, o KMax entrega 10% a mais de quilometragem em relação ao antecessor G658. A capacidade de proporcionar ao transportador mais tempo de uso vem do conjunto de tecnologias adotadas no processo de produção e na arquitetura do pneu.
A engenharia da Goodyear desenvolveu o Intellimax Rib, estrutura de raias interligadas na banda do pneu. A técnica de construção consiste na presença de barras metálicas nos sulcos centrais que limitam a movimentação das raias. Ao impedir flexões excessivas da banda, o desgaste se mantém uniforme e, consequentemente, gera maior durabilidade. Os sulcos do pneu também são mais largos e dotados de canais internos, o que evita a retenção de pedras.
Combinado ao Intellimax Rib, o KMax S é construído a partir de quatro cintas estabilizadoras de aço, das quais a última recebe a tecnologia High Elongation Wire. Na prática, são cordonéis de aço construídos para dar mais elasticidade e melhor aderência dos compostos de borracha. “A estrutura é similar à de uma armadura para resistir às condições do pavimento, velocidades variadas e frenagem excessiva”, afirma Garcia.
O KMax S possui camada dupla de material na banda de rodagem com dois tipos de compostos, a fim de proporcionar menor resistência ao rolamento e um rodar mais frio, uma vez que o calor representa um dos maiores inimigos do pneu.
Ao garantir maior vida útil, o KMax S reduz o custo do quilômetro rodado ao longo de todo o seu ciclo de trabalho, considerando na conta as recapagens e a possibilidade de ressulcagem que o pneu admite.
A Goodyear oferece para o KMax S sete anos de garantia de fábrica e é encontrado nas medidas 295/80R 22,5 ou 275/80R 22,5. Como opcional, o pneu pode sair de fábrica com chip RFID, de transmissão de dados por radiofrequência para integrar ferramentas de gestão de frota.