Segurança e produtividade
Cargo Connect antecipa as próximas tecnologias de caminhões da Ford

A operação de caminhões da Ford mostrou na Fenatran um protótipo que estabelece os próximos passos da montadora na composição de suas ofertas de produtos. O Ford Connect, baseado em um Cargo 2429 8x2, reúne tecnologias de assistência de direção que o tornam semiautônomo.
O modelo foi desenvolvido em conjunto com Bosch, fornecedora de sensores e radares; Autotrac, especialista em sistemas de rastreamento e telemetria; Cummins, com motor, e a Eaton, fabricante de transmissões. A parceria resultou em um veículo equipado com um arsenal de dispositivos prontos que dão mais eficiência no transporte de carga.
Segundo João Pimentel, diretor de operações da Ford Caminhões, as diretrizes que guiaram o projeto do Cargo Connect foram a segurança e a produtividade, mas sem perder o olhar nos segmentos de caminhões leves e médios para atender ao caminhoneiro autônomo e o pequeno empresário, público com mais dificuldade para absorver tecnologias.
“O pacote não deve chegar ao mercado de uma só vez, mas conforme a demanda do cliente. É ele quem vai decidir”, revela Pimentel. “As tecnologias podem ser lançadas entre três meses e três anos. No ano que vem, por exemplo, já teremos alguns itens como opcionais.”
Se a ordem de prioridade das ofertas que virão ainda é segredo, ao menos já se sabe o que a Ford promete para o futuro próximo. Como veículo semiautônomo, o Cargo Connect reúne sensores e câmeras para suporte a recursos como frenagem de emergência -- independentemente da ação do motorista --, assistente de permanência na faixa de rolagem, alerta de ponto cego, piloto automático de velocidade adaptativa (que mantém distância do veículo à frente), alerta de fadiga do condutor e câmeras de monitoramento no caminhão para visão de 360°.
Outro item relacionado à segurança é o controle de farol inteligente. O sistema abaixa o farol alto ao perceber um veículo no sentido contrário e o religa em seguida, além de permitir ajustar o alcance do foco.
Para serviços de transporte mais práticos e eficientes, o protótipo da Ford permite gerenciamento da carga com margem de erro de 300 gramas. Sensores instalados no chassi garantem o controle do peso e da distribuição da carga de maneira correta. Câmeras também são capazes de detectar e identificar sinais de trânsito e mostram ao motorista a última placa visualizada para evitar excesso de velocidade. No futuro, o recurso poderá se integrar ao piloto automático para ajustar a velocidade conforme o trecho da rodovia.
Inteligência no trem de força também combina dados de carga, transmissão, velocidade e topografia para calibrar potência e torque e, assim, proporcionar o desempenho mais adequado às condições de rodagem. Os sensores que monitoram o conjunto ainda informam o estado dos componentes para a programação da manutenção do veículo.
No interior, mais recursos disponíveis em uma central multimídia com tela sensível ao toque. Além de rádio e conexão Bluetooth para telefone e áudio, ela é compatível com os ambientes IOS e Android.