Transporte movido por emoção
Fabricantes mostraram na Fenatran uma série de caminhões de especiais

A 21ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte de Cargas, ficará marcada como a feira da retomada do mercado brasileiro de caminhões. Mas também como a que mais apresentou modelos preparados para encher os olhos dos visitantes. As montadoras trouxeram emoção a um setor, que habitualmente é movido por pura razão.
A Mercedes-Benz tem carinho especial por modelos lançados nas décadas de 1960 e 1970, como os famosos L-1111 e L-1113, clássicos de uma época que se tornaram campeões de venda. Juntos acumularam mais de 240.000 unidades comercializadas. Como justa homenagem, a fabricante lançou uma série especial baseada no Actros com produção limitada a 21 unidades (referência à edição da Fenatran). São pintadas de verde e chassi vermelho, as cores dos modelos do passado, mas agora recheados de tecnologia e sofisticação.
O caminhão é construído a partir da cabine Megaspace, a maior da empresa, e na oferta consta quinze Actros 2651 6x4 e outros seis 2546 6x2. Por dentro, o revestimento do painel, do banco, das laterais internas das portas e do volante é de couro. O acabamento combina cores como verde e bege, além das costuras expostas em outras tonalidades. No lado externo da porta, uma placa identifica a série especial.
Recursos também não faltam. Os modelos têm câmbio automatizado, motor de 13 litros de 460 ou 510 cv, controle de proximidade do veículo que vai à frente, assistente de frenagem de emergência, sistema de orientação de faixa de rolagem, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensores de chuva e de iluminação e até uma TV digital no interior da cabine.
Na Volvo o protagonista foi a série Performance Edition, edição limitada a 40 unidades criada como parte das comemorações dos 90 anos da marca sueca. A série reúne os modelos FH540 6x4 e FH460 6x2, disponíveis nas cores azul e prata, além de adesivados com faixas em alusão à bandeira de Suécia.
Segundo a Volvo, os veículos foram desenvolvidos para reunir em uma configuração única conceitos e recursos de segurança, tecnologia e produtividade, compromissos da fabricante com o mercado transportador. Eles são oferecidos com suspensão pneumática, carenagens laterais, defletores e spoiler dianteiro. Traz faróis de xênon, rodas de alumínio polida e amplos espelhos retrovisores angulares nos dois lados.
Por dentro, há requintes de automóvel de luxo, com couro, tecnologia e itens de conveniência. O motorista dispõe de amplo conjunto de acessórios e recursos, como piloto automático, cortinas elétricas, prancheta para anotações, luz diurna de segurança, câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, luz de freio de emergência, refrigerador sob o leito e nova plataforma multimídia. No painel, uma tela de sete polegadas sensível ao toque dá acesso a serviço de navegação, conexão Bluetooth para até dois celulares, integração com o programa de rastreamento e monitoramento, além de aplicativos como Spostify, por exemplo.
O pacote da Volvo ainda oferece dispositivos de assistência de direção representados por sensores de faixa de rolagem, alertas de cansaço, controle de estabilidade, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e o I-See, recurso que memoriza a topografia para realizar viagens posteriores mais eficientes. No trem de força, os motores de 460 cv ou 540 cv estão associados à caixa de câmbio automatizada I-Shift de nova geração.
Exposto em local privilegiado no estande da Scania, para todo mundo ver, brilhou o caminhão-show Streamline R Highline 620 6×4, estilizado e preparado especialmente para a Fenatran. O modelo mais forte e potente produzido no Brasil carrega motor V8 de 620 cv e torque de 3.000 Nm de 1.000 a 1.400 rpm. Foi cuidadosamente elaborado para tirar o fôlego do visitante.
Com cabine luxuosa e confortável, o modelo possui assentos de couro com a inscrição V8 bordada, roda de alumínio polida, faróis de xênon, geladeira, defletor, bafômetro, airbag, freio Retarder, Active Prediction (recurso associado ao GPS que faz leitura da topografia à frente para melhor ajustar marcha e velocidade de cruzeiro) e o sistema ADAS, conjunto de sensores que avisa o motorista quando o caminhão chega a uma distância programada de um veículo à frente, e também ao exceder os limites das faixas de rolagem.
Na Iveco, o Hi-Way “vestido” para comemorar os 20 anos de atividades da empresa no Brasil foi a principal atração da marca. Com produção limitada a 20 unidades, o caminhão recebeu pintura que combina cinza e preto fosco, com detalhes em azul metálico, rodas de alumínio e defletores de ar. Uma placa com nome do proprietário ou da transportadora que encomendou o veículo identifica o caráter exclusivo do modelo.
Por dentro da cabine, a fabricante incrementou o Hi-Way com bancos e volante de couro, tapetes personalizados e cortina de tecido de melhor qualidade. A conveniência a bordo fica a cargo da central multimídia com conexão Bluetooth e espelhamento para ambientes Android e IOS e sistema de áudio e TV de 19 polegadas. O pacote comemorativo é oferecido somente na versão de teto alto.