Admirável mundo dos implementos rodoviários
Demanda por equipamentos específicos acelera desenvolvimentos da indústria do segmento

Olhares menos atentos talvez não percebam os avanços introduzidos nos últimos anos nos implementos rodoviários, equipamentos fundamentais para o transporte de carga mais eficiente. Carretas e baús, à primeira vista, parecem fazer parte do mesmo pacote, mas o setor entrega o implemento certo para cada aplicação.
“O futuro do transporte é a concentração das operações”, observa Alcides Braga, presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). “A abordagem mudou. O operador quer saber da capacidade de carga líquida de acordo com a sua aplicação. Hoje, são raros os pedidos de carretas híbridas.”
Não há como contestá-lo diante do que a indústria do segmento mostrou na 21ª Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. Os equipamentos trazem soluções próprias para cada tipo de operação, além de incorporarem materiais mais leves na busca da redução de peso da composição veicular.
Segue por este caminho, por exemplo, o novo semirreboque com piso móvel lançado pela Truckvan especialmente para o transporte de biomassa. A inovação, segundo a empresa, proporciona redução dos custos operacionais e agilidade nas entregas. A companhia também exibiu sua capacidade de engenharia no segmento rodoferroviário. Ela desenvolveu um conjunto mecânico que permite ao veículo trafegar tanto em rodovias quanto em ferrovias para dar suporte na manutenção e construção de linhas férreas.
A Librelato apresentou uma nova carreta graneleira, projeto que consumiu em torno de R$ 1 milhão. A principal vantagem para o transportador é a caixa de carga do equipamento, que recebeu material inédito composto de alumínio e polietileno, mais resistente, leve e amigável ao meio ambiente. O equipamento ainda traz novas lanternas traseiras com iluminação 100% de LED.
Já a Randon destacou a Base de Contêiner, desenvolvido inicialmente para o mercado peruano, onde a empresa está começando uma operação industrial. O produto traz novos engates de contêiner, que deixam de ser manuais para se tornarem automáticos, em prol da segurança e da produtividade.
A Randon aproveitou a feira também para ampliar a linha de semirreboque basculante com equipamento destinado às aplicações severas, como operações em canteiros de obras e mineradoras. A Basculante 30m³ nasceu a partir de um chassi robusto e possui revestimento interno mais espesso da caixa de carga.
Na esteira do mercado de caminhões, o segmento de implementos rodoviários começa a enxergar sinais de melhorias. O presidente da Anfir revelou que a produção de equipamentos deste fim de ano está inteiramente tomada, com programação de entregas para o primeiro trimestre de 2018.
A associação espera que 2017 registre crescimento de 5% em relação ao ano passado, com vendas de 24 mil carretas e outras 40 mil unidades no segmento de carrocerias sobre chassi. Para o ano que vem, a expectativa é de incremento de 15% a 20%, com a comercialização de aproximadamente 77 mil implementos.