Evolução tecnológica é o destaque da linha Atego
Família de caminhões médios e semipesados da Mercedes-Benz passa a contar com importantes recursos para atender os clientes

Com um dos estandes de maior destaque na Fenatran 2017, a Mercedes-Benz apresenta novidades em diversos modelos de seu portfólio. E um dos que merece destaque é a linha de caminhões médios e semipesados Atego, conhecida no mercado pela versatilidade no transporte de cargas urbano, rodoviário e fora de estrada.
Durante o evento, os visitantes conheceram as novidades mecânicas introduzidas na linha 2018 do Atego, como o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G140-8K para a versão 2426 6x2, assim como a nova geração da caixa PowerShift para o Atego 2430 6x2 e para o Atego 303 8x2, que ainda conta com assistente de partida em rampa e sensor de inclinação da via. Não é só: os modelos médios e semipesados dispõem de um novo climatizador, quadro de instrumentos com funções inéditas, sistema de distribuição de frenagem (EBD), controle de tração (ASR) e sistema de basculamento da cabine.
“O mercado mudou nos últimos anos, com a profissionalização cada vez maior dos transportadores e a solicitação contínua de aprimoramentos, o que vem sendo sempre atendido pelos modelos Atego”, revela Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Acompanharmos de perto o mercado e os nossos clientes, atentos às suas necessidades e expectativas.”
Uma demonstração disso é a ampliação da oferta de câmbios totalmente automatizados na linha Atego, que proporciona mais opções aos clientes. A versão 2426 6x2, por exemplo, é equipada, pela primeira vez, com a caixa Mercedes PowerShift G140-8K de oito marchas, enquanto os modelos 2430 6x2 e 3030 8x2 agora têm a G211-12K de 12 marchas. As duas caixas possuem sensor de inclinação da via e contam com nova programação que proporciona trocas de marchas mais eficientes e refinadas, tanto nas marchas ascendentes quanto nas reduções, resultando em maior conforto na condução e, principalmente, economia.
Os câmbios automatizados Mercedes PowerShift contam com três funções que proporcionam mais eficiência e comodidade: Power, EcoRoll e Manobra. A primeira prioriza o desempenho, com a central eletrônica realizando as trocas de marcha em rotações mais altas. Na EcoRoll, em compensação, o foco é a economia e a central deixa a transmissão do caminhão em neutro quando não há necessidade de força do motor. Já o modo Manobra oferece maior controle do veículo ao movimentar em pátios, por exemplo, aumentando a segurança.
Os câmbios automatizados também permitiram a introdução do novo controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), programado para proporcionar mais eficiência, pois atua em conjunto com sensores que reconhecem a inclinação da via. Assim, se o caminhão estiver em uma descida, o sistema aproveita a inércia para fazê-lo atingir a velocidade programada, em vez de acelerar. Esse sistema pode gerar até 1% de economia na comparação com os modelos convencionais.
Outra novidade na linha Atego é o Pacote Robustez, que antes era item de série no modelo 2730 6x4 off-road e agora passa a ser disponível na linha rodoviária Atego 4x2 e 6x2 com as cabines Standard e Estendida. O conjunto é formado por para-choque dianteiro tripartido com maior ângulo de entrada, faróis com proteção metálica, luzes de direção reposicionadas, primeiro degrau da cabine de metal e placa de licença em nova posição para facilitar o engate de cambão. Os caminhões Atego com Pacote Robustez ainda podem ser configurados para receber pneus 295/80R 22.5, mais altos.
Vale ressaltar que o Pacote Robustez surgiu da parceria da Mercedes com a Via Lácteos, empresa especializada no transporte de leite, que sugeriu as modificações. Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, explica: “Com o Pacote Robustez, o Atego ganha mais resistência para enfrentar condições severas, o que permite atender demandas de empresas como a Via Lácteos, cujos caminhões coletam leite em fazendas e, na mesma operação, rodam também por vias urbanas”.
Atenta às necessidades de diversos tipos de clientes, a Mercedes oferece outras soluções para segmentos específicos, como o Atego 2730 6x4, desenvolvido para uso na construção civil e no agronegócio, com bloqueio de diferencial longitudinal e transversal, proporcionando tração máxima sobre pisos de baixa aderência. Há também o Atego 1719 para coleta de lixo, equipado com motor 4-cilindros OM 924 capaz de gerar 185 cv e 700 Nm. Em conjunto com câmbio Mercedes G-60 e eixo traseiro de alta capacidade de carga e de duas velocidades, esse Atego possui o trem de força mais robusto do mercado.
A linha Atego conta com o caminhão médio 1419 e com os modelos semipesados 1719, 1726, 1726 4x4, 1729, 1730, 2426 6x2, 2430 6x2, 3026 8x2 e 3030 8x2, além do off-road 2730 6x4, nas versões plataforma, basculante e betoneira. Conforme o modelo, existem quatro opções de cabine (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo) e quatro medidas de entre-eixos, permitindo atender diversas demandas dos clientes.