Constellation 19.360: Produtividade em cavalo-mecânico 4x2
Modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus privilegia velocidade de cruzeiro elevada.
O pesado Constellation 19.360 nasceu sob a premissa “Menos você não quer, mais você não precisa”. A Volkswagen Caminhões e Ônibus reuniu no modelo tecnologia, desempenho na medida certa para as operações a que se destina e baixo custo.
O 19.360 surgiu em 2015, no momento em que a empresa atualizou e ampliou a gama de caminhões para oferecer produtos mais adequados à realidade do transporte de carga do país. Se por lado as estradas brasileiras exigem robustez do veículo, por outro o transportador não pode abrir mão da produtividade.
O Constellation 19.360 foi totalmente desenvolvido pelo time de engenheiros da Volkswgen Caminhões e Ônibus da fábrica de Resende (RJ). Ele garante viagens rodoviárias com velocidade de cruzeiro elevada em composição de cavalo-mecânico 4x2 atrelado a semirreboques convencionais de três eixos, para até 45 toneladas de peso bruto total combinado na balança.
“Reunimos agilidade e versatilidade em um modelo mais potente que o antecessor VW Constellation 19.330 Advantech, que já era referência no segmento. Assim, o cliente pode obter o melhor custo operacional nas mais diversas operações”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Adequado para diversas aplicações, o Constellation 19.360 traz no trem de força os atributos que respondem à produtividade esperada. O motor Cummins de 360 cv a 2.100 rpm gera 1.600 Nm (163 kgfm) de torque. Os valores de desempenho permitem ao motorista preservar a velocidade média elevada sem a necessidade de trocas de marchas excessivas em subidas. A presença do freio motor de cabeçote permite descer até mesmo uma serra numa velocidade maior com segurança sem o uso do freio de serviço.
O Constellation 19.360 dispõe de caixas de câmbio da ZF de 16 marchas, em versões manual ou automatizada – nesta, o modelo ganha o assistente de partida em rampa EasyStart, recurso que impede o deslocamento do veículo para trás durante até três segundos, tempo suficiente para o pé sair do pedal do freio e pisar no acelerador.
Na hora de compor o Constellation 19.360, o transportador tem amplas possibilidades de configurações. A cabine pode ser do tipo estendida, leito teto alto ou ainda leito teto baixo.
A fábrica de Resende também pode montar o caminhão a partir de duas medidas de rodas 7,5 x 22,5 polegadas ou 8,25 x 22,5 polegadas, com opção de ser de alumínio, o que permite algum benefício no aumento da carga líquida, contando com a suspensão pneumática de série.
Para certificar o desenvolvimento do caminhão antes de chegar ao mercado, o Constellation 19.360 rodou 8.000 quilômetros a 4.850 metros de altitude no Deserto do Atacama (Chile), para testes de calibração do motor e do turbo. Em condições severas de rodagem, ele enfrentou variações bruscas de temperatura, de 40° até menos de 0°C em apenas uma hora e meia de trajeto.