Controle total
No transporte não basta produto. É preciso ter também uma gestão eficiente

Fabricantes de veículos e empresas de gerenciamento de risco sabem que caminhão indisponível para o transportador significa prejuízo. A Fenatran, o Salão Internacional do Transporte de Carga, traz ampla amostra das soluções para o gestor da frota. Desde as ofertas próprias das montadoras, cada vez mais parceiras das empresas transportadoras, até as ferramentas de companhias independentes.
A tecnologia embarcada no caminhão permite um mundo de possibilidades à gestão da frota, mas especialmente um controle antecipado sobre os veículos. A Mercedes-Benz, por exemplo, passa a oferecer a Telediagnose.
O sistema permite monitoramento integral do caminhão em tempo real. Pela tela do computador, uma central responsável identifica eventuais avarias nos veículos em diversos módulos, como motor, câmbio, embreagem e freio. Caso necessário, o sistema entra em contato com o gestor para sugerir alguma ação para preservar o caminhão, desde agendar um serviço na concessionária mais próxima ou enviar um reboque.
Já a Scania criou um novo plano de manutenção flexível para o transportador. A tecnologia permite acesso às informações do caminhão considerando quilometragem, peso e rota. Com os parâmetros, a manutenção será baseada no uso efetivo e não mais nos intervalos programados. Ogestor saberá quando o veículo precisará parar. Segundo a fabricante, o plano promete uma economia de até 16% nos custos por veículo. “É uma solução inédita para o setor de transporte, que promove um novo jeito de oferecer serviços baseado nos conceitos mais avançados de conectividade, transporte inteligente e sustentabilidade”, diz Fabio Souza, diretor de serviços da Scania no Brasil.
Sistemas de controle de frota e serviços também são encontrados sem vínculos com as montadoras. A fabricante de motor Cummins trafega no universo da conectividade ao dispor para o transportador recursos de monitoramento do conjunto mecânico, caso do Fleetguard FIT. O sistema, oferecido tanto para as montadoras quanto para o mercado de reposição, monitora por telemetria filtros de combustível, óleo lubrificante e ar.
A ferramenta, composta por um conjunto de sensores, permite controlar funcionamento e desgaste dos filtros. Os dados podem ser acessados pela web e por aplicativo no smartphone. Para o gestor, é uma plataforma de redução de custos com a possibilidade de aumentar a vida dos componentes e do veículo. “Temos a tecnologia e a solução em filtragem, além do monitoramento de toda a condição de operação dos nossos produtos”, resume Thiago Prestes, diretor de marketing e pricing da Cummins Filtration para América Latina.
A ValeCard, empresa de meios de pagamento e especializada em gestão de frota, apresentou facilidades para a vida do motorista na estrada. Com o aplicativo, é possível encontrar o posto que oferece preço mais baixo de combustível, além da rota mais conveniente para chegar até lá.
Outra novidade da companhia é o Plano de Viagem. O frotista estabelece a rota e define os postos de abastecimento por onde os veículos passarão. Antecipadamente, saberá o preço do combustível e o valor que será gasto em cada estabelecimento.