Constellation abriga linha completa de cavalos mecânicos
Veículos da Volkswagen Caminhões fazem da redução do custo operacional sua maior aliada
O desenvolvimento de cavalos mecânicos da linha Constellation da Volkswagen Caminhões teve a meta de atender tanto as necessidades das transportadoras como as conveniências dos motoristas. O resultado trouxe para o portfólio da empresa um pacote que alia versatilidade, robustez, tecnologia e conforto em só um produto.
Introduzida no mercado em 2005, a família Constellation exigiu 7 milhões de quilômetros de testes em países da América do Sul, África e Europa, com o trabalho intensivo de um time de 200 profissionais da engenharia. Ao longo dos anos, os modelos evoluíram com motores mais potentes e limpos, além de receberem arquitetura eletrônica sofisticada.
Hoje, a marca da Volkswagen Caminhões dispõe de uma gama completa de 10 cavalos mecânicos da família, que vão do 17.280 ao 26.420. Pensados para oferecer redução do custo operacional no transporte de mercadorias em rotas de médias e longas distâncias, os Constellation cobrem capacidades de peso bruto total combinado (PBTC) de 35.000 kg a 63.000 kg, nas configurações 4x2, 6x2 e 6x4.
“A família Constellation é um marco para nossas operações. Temos milhares de clientes satisfeitos no Brasil e nos mercados de exportação”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões. “Seguimos com a estratégia de ouvir o cliente, identificar as necessidades de cada operação e inovar sempre.”
Motores potentes e câmbio automatizado
A vocação estradeira dos Constellation combina motores de 280 a 420 cv com torques de 1.050 a 1.850 Nm que surgem logo na faixa de 1.000 rpm. Fornecidos pela Cummins, os motores dos cavalo mecânicos da Volkswagen Caminhões são caracterizados pela faixa plana de torque, ajudando a preservar velocidades médias de cruzeiro em percursos com muitas ladeiras.
A fabricante oferece câmbios manuais com trocas por cabo para proporcionar baixa manutenção e precisão. Há também a transmissão automatizada V-Tronic, a melhor opção na entrega de conforto e eficiência. À prova de erros do motorista, a caixa garante viagem mais eficiente, com trocas de marchas adequadas de acordo com o trecho.
A cabine é outro ponto crucial em prol da produtividade. Para os cavalos mecânicos Constellation, a Volkswagen Caminhões dispõe de versões estendidas ou leito com teto baixo e alto. Cabe ao transportador decidir pela configuração mais adequada às suas operações.
Seja qual for a escolha, os habitáculos são dotados de amplo espaço para liberdade de movimentos do motorista. Como item de conforto e conveniência, o assento do condutor vem equipado com suspensão pneumática.
Produzidos na fábrica de Resende (RJ), os veículos apresentam a versatilidade que interessa ao transportador. O cliente tem à disposição portfólio de componentes e possibilidade de construção do caminhão conforme sua necessidade. A fabricante oferece eixos motrizes com ou sem redução nos cubos, diferentes distâncias de entre-eixos e ampla lista de acessórios.
Em breve, a família Constellation crescerá, com a chegada do 33.440. O modelo, apresentado como protótipo na Fenatran 2017, é um 6x4 com capacidade máxima de tração (CMT) de 125.000 kg, e seu desenvolvimento teve a parceria das engenharias da Volkswagen brasileira e alemã. O caminhão traz o conjunto mecânico da Volkswagen Caminhões com cabine Volkswagen. Trata-se do primeiro projeto de sinergia da holding VW Truck & Bus.
O veículo se destinará às aplicações severas do fora de estrada, especialmente para atender os segmentos canavieiro e florestal, no transporte de cana-de-açúcar e toras de madeira. O trem de força é composto pelo motor Volkswagen Caminhões com 440 cv a 2.200 rpm e pela caixa automatizada da ZF de 16 marchas, além de eixos traseiros com redução nos cubos, mais adequados para o serviço off-road.