As novas estrelas da Mercedes-Benz
Na Fenatran, a fabricante exibe a linha 2018 de seus caminhões e a série especial da Sprinter

A Mercedes-Benz está apresentando a linha 2018 de seus caminhões no 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), realizado no pavilhão do São Paulo Expo, em São Paulo. Com mais de 20 novidades em termos de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e economia, os modelos das linhas Accelo, Atego, Axor e Actros podem ser vistos de perto no estande da fabricante (um dos maiores do evento), além da série especial do utilitário Sprinter (van, furgão e chassi cabine), que celebra os 20 anos do modelo no mercado brasileiro. Confira a seguir as principais novidades:
. Accelo
Composta pelos modelos leves 815 e 1016, além do médio 1316 (6x2), a linha Accelo ganhou 15 recursos que chegam para aumentar ainda mais os níveis de conforto, economia e segurança dos modelos. O destaque é a nova cabine estendida, que ganhou 180 mm de comprimento, proporcionando mais espaço e conforto aos ocupantes. O câmbio automatizado de seis marchas é outra atração, pois oferece mais desempenho e conforto ao motorista, já que dispensa o pedal da embreagem. Sem falar no programa auxiliar de partida em rampas e no controle de tração, que garantem mais praticidade no uso diário, segurança na condução e economia de combustível.
Banco pneumático para o motorista (opcional), quadro de instrumentos com novas funções e tanque de combustível adicional, que eleva a capacidade do Accelo para 300 litros (a maior autonomia do segmento), são outras novidades da linha, que ganhou fama no mercado pela versatilidade e custo operacional muito atraente, tanto na utilização urbana quanto no transporte rodoviário de cargas.
. Atego
A família de caminhões médios e semipesados da Mercedes-Benz traz uma novidade para atender a uma solicitação específica dos clientes: o Pacote Robustez, que confere mais resistência e versatilidade aos veículos nas condições severas a que são submetidos em utilizações mistas e fora de estrada.
Outra qualidade é o câmbio automatizado de oito marchas Mercedes PowerShift disponível no Atego 2426 6x2, que proporciona mais conforto e bem estar ao dirigir, além de garantir maior economia. Os modelos 2430 6x2 e 3030 8x2 ainda contam com sistema auxiliar de partida em rampa e sensor de inclinação da via, que dão mais segurança e comodidade ao dirigir. E tem mais: novo climatizador, quadro de instrumentos com funções inéditas, controlador de velocidade (piloto automático) inteligente, sistema de distribuição da carga de frenagem e controle de tração são algumas das 13 novidades introduzidas na linha Atego.
. Axor
Na linha de extrapesados Axor, a principal novidade é o túnel do motor rebaixado, que faz dele o modelo com túnel mais baixo da categoria. A família Axor também passa a contar com 13 novidades, como as faixas comemorativas ao término do ciclo de inovações do conceito Econfort, que incorporou cerca de 60 itens a essa gama de modelos desde 2014 e que resultaram em uma linha de caminhões totalmente nova.
. Actros
Disponível no mercado nacional desde 2015, o Actros para utilizações mix-road é, segundo a fabricante, o caminhão que melhor materializa o conceito “As estradas falam. A, a Mercedes-Benz ouve.” Entre as mudanças apresentadas na Fenatran, destaque para a grade dianteira na cor da carroceria, o quadro de instrumentos com novas funções, o câmbio automatizado Mercedes PowerShift com programação atualizada e o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), que leva à maior economia de combustível.
. Sprinter
A Mercedes não vai restringir suas novidades aos caminhões. A fabricante apresenta a edição especial de sua gama de utilitários e comerciais leves Sprinter. Batizada de “Sprinter Edição Especial 20 Anos no Brasil”, a série limitada terá vinte unidades com itens de segurança inéditos nos modelos da família, como assistente de partida em rampa e câmera de ré, entre outros. A linha Sprinter é conhecida no mercado pelas inovações que traz para o segmento e se destaca pelo atraente custo operacional e valor de revenda. Todos esses atributos fazem dela o veículo mais desejado da categoria.