Ao gosto do freguês
Mercedes-Benz apresenta linha 2018 do extrapesado Actros com novo visual e equipamentos solicitados pelos clientes

Uma das principais atrações no estande da Mercedes-Benz na 21ª edição da Fenatran é a linha 2018 do Actros, o modelo mais sofisticado produzido pela fabricante no Brasil. Lançado no país há dois anos, a nova geração do caminhão extrapesado trouxe novidades importantes e que eram aguardadas pelos clientes, como o tanque de combustível com maior capacidade, a robustez e o nível de conforto, além do baixo consumo de combustível e da manutenção mais em conta. Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil, “o Actros rodoviário para aplicações mix-road é o extrapesado que o cliente pediu”.
Ter sido lançado há apenas dois anos não significa que a Mercedes-Benz poderia se dar ao luxo de relaxar. A fabricante continuou trabalhando duro e o resultado, afirma a empresa, é que o Actros 2018 é o caminhão que melhor representa o slogan “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”. É o que se pode constatar ao conhecer a configuração 2651 6x4 Megaspace Segurança, topo de linha da Mercedes-Benz no Brasil.
Ele se diferencia pela grade frontal, que agora possui a mesma cor da carroceria, proporcionando um estilo diferenciado ao extrapesado. Mas é na parte interna que estão os principais destaques: o quadro de instrumentos com novas funções e o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), que pode gerar maior economia de combustível e autonomia ao modelo.
A utilização do quadro de instrumentos está mais rápida e fácil, proporcionando operações eficientes e seguras, assim como o acompanhamento do consumo de combustível. Entre os dados disponíveis, destaque para a pressão do turbo, informação do tempo e o consumo em marcha lenta, contagem do tempo em cada faixa de rotação, consumo de combustível e alerta de velocidade. É possível também selecionar o idioma das informações dadas (português, inglês, espanhol, alemão e árabe).
O piloto automático concilia praticidade, conforto e, principalmente, economia de combustível. O segredo está na programação da central eletrônica que comanda o sistema. Enquanto nos sistemas convencionais a prioridade é fazer o caminhão atingir a velocidade desejada o mais rápido possível, no Actros a preocupação é a economia. Assim, por sensores, o sistema consegue identificar se o caminhão está em uma descida, por exemplo, e aplica a inércia do veículo para atingir a velocidade programada. Com isso, o Actros fica 1% mais econômico do que modelos equipados com piloto automático convencional, número relevante em se tratando de transporte de cargas.
Todas as alterações foram implantadas para atender as solicitações dos clientes. “O Actros foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil, de acordo com a realidade do transporte de cargas no país, ou seja, é um caminhão brasileiro feito para transportadores e motoristas brasileiros”, afirma Leoncini.