Ainda mais competitivo
Mercedes-Benz atende aos pedidos dos clientes e introduz novidades em segurança, conforto e eficiência na linha Accelo

A linha de caminhões leves e médios Accelo, da Mercedes-Benz, também recebeu novidades, como os visitantes da 21ª Fenatran puderam conferir. As que chamaram mais atenção são a nova cabine estendida e o câmbio automatizado inteligente. Mas, no total, os modelos da família Accelo receberam 15 inovações na linha 2018, com o intuito de reforçar a competitividade da gama nos setores de coleta, entregas urbanas e transporte rodoviário.
Entre as outras atrações da nova linha Mercedes-Benz Accelo (formada pelos modelos leves 815 e 1016 e pelo médio 1316), também merecem destaque o assistente de partida em rampa (HSA), o controle eletrônico de tração (ASR), o banco com amortecimento pneumático para o motorista, o quadro de instrumentos com novas funções, o tanque de combustível adicional com 150 litros e as novas cores da cabine.
“As novidades mantêm a linha Accelo atraente, em sintonia com aquilo que os clientes desejam, além de reforçar as qualidades de uma gama consagrada por sua versatilidade, tanto no transporte rodoviário quanto na utilização urbana”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e peças de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A introdução da cabine estendida para toda linha Accelo amplia as opções oferecidas aos clientes, pois a versão básica continua à disposição. A novidade possui 180 mm adicionais na parte traseira, dando uma nova posição do banco do motorista, com mais espaço para as pernas. O ajuste do encosto também mudou, passando de 12 para 25 graus. Com isso, motoristas de maior estatura dispõem de mais conforto e ergonomia. “A cabine estendida posiciona o Accelo entre os modelo mais confortáveis do segmento”, afirma Ari de Carvalho, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
A outra novidade é o anúncio dos novos câmbios totalmente automatizados de seis marchas, sem pedal de embreagem. “Esse item estará em produção a partir de março de 2018. Assim, passaremos a oferecer caixas automatizadas para todos os nossos produtos, proporcionando ainda mais opções aos clientes”, garante Carvalho.
O modelo 815 (“Mercedinho”) será equipado com o câmbio 6106A, enquanto os modelos 1016 e 1316 6x2 receberão a caixa 6206A, ambas da marca Eaton. A principal vantagem desse tipo de câmbio é a maior eficiência: ele praticamente uniformiza o modo de condução de vários motoristas em uma frota. Para os autônomos, o benefício está no maior conforto de operação – o que reduz a fadiga e aumenta a segurança.
O câmbio automatizado traz outras vantagens, como a opção pelos modos de condução Eco e Power (o primeiro prioriza a economia de combustível, realizando as trocas de marcha em rotações mais baixas), o assistente de partida em rampas, que “segura” o caminhão nas saídas em aclives durante três segundos, e o alerta de sobrecarga da embreagem, que avisa o motorista e protege o sistema de mau uso.
Para Roberto Leoncini, os aprimoramentos mostram que a Mercedes-Benz continua atenta às necessidades e sugestões dos clientes. Com isso, o Accelo segue como um dos caminhões mais completos e confortáveis de sua categoria. “Fazemos nosso dever de casa, transformando cada pedido dos clientes em soluções eficientes”, conclui.