Antonio Ferro

08/10/2018 - 8 minutos de leitura. Atualizado: 25/04/2019 | 14:10

Volksbus: 25 anos em constante evolução.

Do Brasil para o mundo, fabricante oferece uma gama de produtos para os mais variados nichos de atuação

Viação Tupi adquiri 25 ônibus 18.280 no mês que Volksbus completa 25 anos Crédito: Foto: VWCO

Em abril passado, a linha de ônibus Volksbus comemorou 25 anos desde que iniciou atividades. A empresa também celebrou o marco de 150 mil unidades produzidas, que rodam no Brasil e em mais de 30 países para os quais a MAN Latin America exporta. Mais de 30 mil chassis da marca já foram absorvidos por mercados internacionais.

O primeiro chassi foi apresentado em 1993, denominado 16.180 CO, configurado com motor dianteiro. Junto com seu primeiro veículo destinado ao transporte de passageiros, a Volkwagen Caminhões e Ônibus ressalta que o mercado conheceu, naquele momento, uma filosofia totalmente nova e fundamental à excelência no transporte, muito antes de conceitos como o de TCO (Total Cost of Ownership) chegarem às garagens: a função dos monitores de pós-vendas, profissionais especializados que acompanham de perto a operação dos clientes, com visitas periódicas e treinamento dos motoristas.

Jorge Carrer, gerente executivo de vendas de ônibus da MAN Latin America, há 21 anos na montadora, acompanhou de perto a evolução da fabricante. De acordo com ele, tudo começou com um relacionamento próximo entre a fábrica e o cliente, graças à criação da função de monitores de ônibus. “Começamos pequenos, com um produto apenas, e crescemos acompanhando toda uma transformação dos sistemas de ônibus. Nosso primeiro chassi era considerado um caminhão sem carroceria. Hoje, nosso negócio envolve uma equipe de desenvolvimento e vendas dedicada ao conceito do transporte de passageiros.”

Continua depois do anúncio

Hoje, a família Volksbus é composta por 17 modelos, configurados com várias versões de motorização e equipamentos em conformidade com a realidade brasileira. A marca é vice-líder na venda de ônibus no Brasil, com amplo destaque para os chassis com motor dianteira e aplicação urbana. “Temos uma realidade que interfere diretamente no operacional do modal: custo e infraestrutura”, conta Carrer. “Entretanto, sempre buscamos incentivar a modernização do veículo, como com o que ocorre hoje ao oferecer conceitos viáveis ao operador.”

O programa federal Caminho da Escola representou uma oportunidade de mercado para a montadora nesses 25 anos. São 11 anos de programa que estabelece o transporte escolar rural, tendo a Volkswagen como parceira. Atualmente, 16 mil Volksbus transportam mais de 1 milhão de estudantes e contribuem com o acesso à educação nos lugares mais remotos do Brasil, atendendo a cerca de 5 mil municípios. E este ano essa conta vai aumentar: os ônibus Volkswagen conquistaram licitações para fornecer às prefeituras de todo o País veículos nas configurações ORE (Ônibus Rural Escolar) 1 e 3, atendidos respectivamente pelos modelos 8.160 ODR, e 15.190 ODR e o ONUREA Piso Alto (Ônibus Urbano Escolar Acessível) com base no chassi 8.160.


Volksbus participa com mais 16 mil ônibus no Caminho da Escola

 

O transporte público urbano feito pelo ônibus no Brasil enfrenta certos dilemas em termos de operação e sustentabilidade. Para o Carrer, o financiamento dos serviços é o principal ponto que envolve o sucesso operacional. “A viabilidade econômica dos sistemas é um tema que predomina no cotidiano das operações.”

Tecnologia acompanha a sua história


A Volkswagen tem o suporte de sua engenharia 100% brasileira para introduzir novas tecnologias voltadas a países emergentes e com processos de desenvolvimento equivalentes aos mais modernos da indústria mundial. A montadora tem na aeronáutica sua inspiração para projetar os mais novos chassis da marca, empregando com exclusividade no setor automotivo no Brasil softwares de ponta para construir protótipos e pistas de testes 100% virtuais.

O gerente executivo da Volksbus destaca o Model Based Engineering, um processo único no País para calcular a vida útil de cada componente em condições dinâmicas, antes mesmo da construção de protótipos. Ainda, em outra frente, a marca vai além do conceito de engenharia simultânea e já trabalha em mecanismos de co-desenvolvimento com encarroçadores para garantir mais conforto ao passageiro e estrutura adaptada da carroceria para beneficiar a durabilidade do veículo, refletindo de forma positiva no custo operacional do frotista.

Dentre as inovações introduzidas pela Voksbus, cabe destacar o patenteado sistema Smart Ratio, exclusividade da marca, uma tecnologia que permite a transmissão trabalhar com um eixo automatizado para aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar seu potencial.


Depois, a linha de chassi da montadora também foi contemplada com itens que proporcionam mais conforto, segurança e facilidade de manutenção. Assim foi com o projeto para incluir a suspensão pneumática em mais de 50% dos chassis disponíveis no portfólio da marca, com uma exclusiva mola auxiliar em elastômero, desenvolvida para lidar com a sobrecarga típica da aplicação sem o desconforto das molas reforçadas e com maior robustez, e também um freio de maior diâmetro, com 410 mm, para aumentar a vida útil e aprimorar a frenagem.

Parcerias como motor de desenvolvimento

Para se chegar a um veículo adequado às necessidades do mercado, a Volksbus conta com o Consórcio Modular, conceito de produção que coloca o fornecedor dentro da linha de montagem. Na fábrica da MAN Latin America, em Resende (RJ), sete empresas parceiras - Maxion, Meritor, Remon, Powertrain, Continental, AKC e Carese – participam do processo produtivo, bem como da concepção dos produtos. Seu departamento de engenharia possui profissionais e métodos construtivos da mais alta categoria com objetivos de desenvolver chassi sob medida para os mais variados nichos de mercado.


Notícias relacionadas

Notícias

Ônibus elétrico Higer vai rodar em testes no Aeroporto de Congonhas

Notícias

Ônibus mais bonito do mundo; veja onde ele roda

Passageiros

Lula inaugura fábrica de ônibus elétricos da Eletra em São Bernardo do Campo (SP)

Notícias

Iveco apresenta micro-ônibus eDaily totalmente elétrico na Europa