Andrea Ramos

04/03/2023 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 03/03/2023 | 17:00

Scania testa ônibus a gás em transporte coletivo no PR

No período inicial de testes, ônibus a gás da Scania, que emite menos poluentes que equivalente a diesel, vai percorrer um trajeto com cerca de 280 km

Scania Crédito: Scania/Divulgação

A Scania deu início aos testes de um ônibus a gás natural veicular (GNV) nesta sexta-feira (3) no Paraná. Segundo a empresa, o modelo será usado no transporte coletivo. Assim, vai atuar na área metropolitana de Curitiba por 30 dias. Com isso, a marca pretende demonstrar a eficiência do sistema, sobretudo em relação à redução das emissões de poluentes. A meta é oferecer a opção em outras cidades do País.

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De acordo com a Scania, a ação faz parte de um projeto de mobilidade urbana sustentável. Assim, inclui uma parceria com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Conforme a fabricante, o ônibus a gás emite até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) que um modelo equivalente a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) beira 90% e a de material particulado, 85%.

Novo ônibus movido a Biometano e GNV vai ser testado por 30 dias; Fotos: Scania

A operação com ônibus da Scania ocorre na frota da Viação São José. O itinerário escolhido foi a linha São José a Guadalupe. Assim vai rodar, diariamente, mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba.


Scania a gás vai levar 86 passageiros

O Scania K 280 4x2, do tipo Padron, tem motor de ciclo Otto com 280 cv de potência desenvolvido pela marca. Portanto não se trata de um motor convertido para o gás. Assim, pode roda com 100% de gás natural ou biometano. Bem como com a mistura de ambos em qualquer proporção.

O modelo tem 13,2 metros de comprimento e capacidade para levar 86 passageiros. Trata-se da primeira vez que o ônibus a gás passa por testes em uma linha metropolitana no Brasil. De acordo com a Scania. há oito cilindros de gás instalados na lateral dianteira do chassis. Assim, a autonomia chega a 300 km.

Conforme a empresa, não foi preciso fazer alterações significativas no projeto da carroceria. Isso porque os cilindros podem ficar entre as longarinas, abaixo do assoalho. Assim como sobre o teto. Portanto, para ampliar a autonomia basta instalar mais cilindros. 


Com oito cilindros de gás instalados nas laterais do chassi, ônibus tem autonomia de a até 300 km

O projeto para a Scania

Segundo o gerente de vendas de soluções de mobilidade da Scania Brasil, Celso Mendonça, o Paraná é um mercado muito importante para a empresa. Por isso, o Estado foi o escolhido para demonstração do novo modelo. Portanto, após os testes iniciais, o modelo vai para uma linha na capital paranaense. Ou seja, em ação conjunta com a Prefeitura.  

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