Redação

12/11/2020 - 4 minutos de leitura.

Marcopolo substitui retrovisores por câmeras em ônibus rodoviários

Os ônibus rodoviários das gamas Viaggio e Paradiso New 7 da Marcopolo estão disponíveis com espelhos retrovisores eletrônicos. A nova tecnologia passa a ser oferecida como item opcional

Crédito: Marcopolo/Divulgação

Marcopolo está lançando um sistema de retrovisores eletrônicos que substitui os espelhos. A tecnologia foi batizada pela empresa de Espelho de Reflexão Virtual (ERV). E está disponível para todos os modelos de ônibus rodoviários da Marcopolo - do Viaggio ao topo de linha Paradiso New G7. O sistema, que será oferecido como opcional, não teve o preço revelado.

O sistema da Marcopolo não é novidade. O primeiro veículo a ter a solução no Brasil foi o Mercedes-Benz Actros. Neste ano, a Audi também passou a vender o SUV elétrico e-tron com o recurso. O ERV proporciona maior visibilidade por eliminar os pontos cegos. Dessa forma, garante mais segurança para os passageiros, além de melhor dirigibilidade e menor estresse para o motorista.

O sistema é composto por câmeras de alta definição instaladas em locais que proporcionam a máxima visibilidade para o motorista. O sistema garante o mesmo nível de visibilidade seja durante o dia, à noite, sob chuva, cerração ou neblina. A tecnologia também facilita as manobras de estacionamento.

Continua depois do anúncio

Coordenador de engenharia da Marcopolo, Jean Carlo Giacomel Casado conta que a posição das câmeras foi definida após um estudo detalhado. O objetivo era eliminar os pontos cegos e de visibilidade reduzida. "Assim o motorista pode dirigir com mais segurança sobretudo em situações críticas e difíceis, como sob chuva e durante a noite.”

Retrovisores da Marcopolo ampliam a segurança

As câmeras externas captam as imagens em tempo real e com alta definição. E são projetadas em duas telas. Uma está posicionada do lado esquerdo e outra no lado direito do motorista, próximo aos pontos onde ficariam os espelhos convencionais.


O controle do ERV é acionado no painel de instrumentos. É possível definir o melhor ajuste para rodar durante o dia e à noite, além dos lados esquerdo e direito. O motorista pode ainda movimentar o ângulo da tela em até 90 graus. Com isso, pode visualizar toda a lateral do ônibus.

A nova tecnologia ERV também resultou na mudança de posição do suporte externo das câmeras dos lados esquerdo e direito. Isso permitiu reduzir o tamanho conjunto para a frente do veículo. Com a diminuição das dimensões, as manobras em espaços reduzidos ficaram mais fáceis.

“Mantivemos a identidade visual dos modelos Marcopolo, elemento de destaque no DNA da linha New G7, conciliando ganhos de manobrabilidade e aerodinâmica”, explica do coordenador de design da Marcopolo, André Lucena Perondi.


Notícias relacionadas

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba

Notícias

Peugeot apresenta Boxer Minibus 2024 com serviço de conectividade no Brasil