Aline Feltrin

18/09/2023 - 4 minutos de leitura.

Programa Caminho da Escola tem licitação suspensa pelo governo

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, após ajustes, governo deverá lançar novo edital do Programa Caminho da Escola

O Programa Caminho da Escola é visto como uma grande fonte de demanda para a indústria de ônibus Crédito: Divulgação/ FNDE

Por enquanto, as montadoras de chassis e carrocerias de ônibus não podem contar com o Programa Caminho da Escola para alavancar as vendas. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, a licitação que previa a compra 16,4 mil ônibus escolares foi suspensa pelo governo federal.

A Anfavea, que reúne as fabricantes de chassis de ônibus, informou ao Estradão que ainda há a expectativa de um novo edital que será publicado em breve. E envolverá o mesmo número de ônibus. Assim, a suspensão ocorreu para rever algumas regras.

LEIA MAIS
Scania lança novo painel digital para seus caminhões com duas telas
Caminhões chineses: relembre as marcas que abandonaram o Brasil
Mercedes-Benz eActros 600 elétrico estreia no dia 10 de outubro

Continua depois do anúncio

Em nota publicada no site Technibus, o FNDE esclareceu que "após sanadas algumas questões, o edital deverá ter continuidade, até que se registre os vencedores das atas e possamos disponibilizar os ônibus para aquisição pelos entes federados".

Seja como for, o Programa Caminho da Escola é visto como uma grande fonte de demanda para a indústria de ônibus. Além disso, nos últimos anos, tem sido uma espécie de salvação para reduzir os impactos das quedas recorrentes de vendas de carrocerias e chassis de ônibus no País.

Em coletiva de imprensa no início de setembro, o presidente da Anfavea, Marcio Lima Leite, disse que o Programa Caminho da Escola deverá ser "um alento" para o setor. Principalmente porque, no acumulado dos oito meses de 2023, os números de produção de ônibus ficaram muito baixo dos do ano passado. Segundo a Anfavea, de janeiro a agosto, a indústria entregou 13.490 chassis de ônibus. Portanto, houve queda de 32,6% ante as 20.025 unidades feita no mesmo período de 2022.


Caminho da Escola já entregou 59,3 mil ônibus

O FNDE criou o Programa Caminho da Escola em 2007. Seu principal objetivo é garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas. Principalmente os de áreas rurais e ribeirinhas, onde, na maioria dos casos, há dificuldades de locomoção, com grandes distâncias entre as residências dos estudantes e as escolas.

Conforme o FNDE, em 16 anos de execução, o Programa já entregou 59.323 ônibus. A região Nordeste lidera entre as beneficiadas com quase 39% dos veículos. Desde 2007, os nordestinos contaram com pouco mais de 23 mil ônibus advindos do programa para o transporte escolar de alunos da rede pública de ensino.

Em 2023, até o mês de julho, foram entregues 1.061 veículos. Assim, foram 622 ônibus destinados aos estudantes nordestinos. Seja como for, mais de R$ 104 milhões foram gastos para aquisição de veículos do Caminho da Escola nos primeiros seis meses de 2023.


Siga o Estradão no Instagram!

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba