Aline Feltrin

11/06/2021 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 22/06/2021 | 19:09

Programa Caminho da Escola prevê compra de 7 mil ônibus

A licitação de 2021 do Programa Caminho da Escola prevê a compra de cerca de mil ônibus a mais do que a anterior, publicada em 2019

Crédito: Divulgação/Iveco

Antes tarde do que nunca. Na manhã desta sexta-feira (11), oMinistério da Educação publicou a nova licitação do Programa Caminho da Escola. O documento está na seção 3 do Diário Oficial da União. O objetivo é comprar 7 mil ônibus.

Na comparação com a licitação de 2019, serão mil ônibus a mais. Assim, a entrega das propostas começa hoje. Já a abertura está marcada para o dia 23 de junho.

Incialmente, a expectativa era de que a licitação saísse no início de 2021. Porém, o governo mudou a data mais de uma vez.

Continua depois do anúncio

Programa Caminho da Escola é alento para a indústria

Segundo o MEC, as mudanças foram inevitáveis. Nesse sentido, foi preciso rever algumas condições da licitação. O Programa Caminho da Escola surgiu em 2007.

Assim,  visa renovar e ampliar a frota de veículos escolares de instituições públicas. Ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento da indústria de ônibus no Brasil.

Portanto, a nova licitação era esperada com ansiedade. Isso porque o setor foi um dos mais atingidos pela crise econômica causada pela pandemia de covid-19. Ou seja, em 2020 as vendas caíram 33% em relação a 2019.


Menos vendas do que o esperado

Assim, o Caminho da Escola é extremamente importante para as fabricantes de ônibus. Somente em 2021, foram entregues 1.346 ônibus a 92 municípios. De acordo com dados do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nesse sentido, na compra anterior o investimento feito pelo governo federal na foi de R$ 74,5 milhões. Seja como for, por causa do atraso o impacto positivo no setor de ônibus e 2021 deverá ser reduzido.


Ou seja, não haverá tempo para a indústria produzir todas as unidades previstas. Segundo o diretor de Vendas e Marketing Ônibus daMercedes-Benz, Walter Barbosa. “Até que as empresas apresentem o protótipo e o governo faça o primeiro pedido, estaremos próximo do fim do ano”, diz.

Notícias relacionadas

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba

Notícias

Peugeot apresenta Boxer Minibus 2024 com serviço de conectividade no Brasil