Redação

26/07/2023 - 4 minutos de leitura.

Preço do frete é reduzido pela ANTT; veja o que muda

A mudança dos valores da tabela de frete ocorre a cada seis meses ou quando há variação superior a 5% no preço do diesel praticado nas bombas

Negociar o frete é essencial e ajuda a aumentar o lucro em 20% Crédito: Divulgação/IPTC

O preço do frete foi reduzido pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Conforme a nova tabela publicada pela agência, houve redução média de 2,33% para todos os tipos de frete. O reajuste considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, leva em conta a alta de custos no período de dezembro de 2022 a maio de 2023, que totalizou 3,59%.

Seja como for, a atualização dos valores da tabela de frete também leva em consideração o preço do diesel S10. Conforme a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro do combustível foi vendido por, em média, R$ 5,04. A pesquisa de preços foi feita de 25 de junho a 1º de julho de 2023.

LEIA MAIS

Continua depois do anúncio

Objetos perdidos em rodovias de SP: veja quanto tempo ficam guardados
Caminhoneiro dos EUA não quer se aposentar; no Brasil, 71% devem deixar profissão
Iveco tem sua melhor participação em vendas da história

Criada em 2018, a tabela de frete traz valor o mínimo que deve ser pago pelas transportadoras e embarcadores. Segundo a legislação, os preços referem-se ao quilômetro rodado, por eixo. Bem como á distância percorrida e o tipo de carga. Assim, uma planilha de cálculo permite apurar quanto o caminhoneiro deve cobrar pelo serviço.

Planilha do cálculo do preço do frete

Porém, uma queixa constante dos caminhoneiros autônomos é o não cumprimento da lei. Além disso, boa parte dos profissionais não utiliza a ferramenta. Conforme reportagem feita pelo Estradão, quase metade deles desconhece a tabela de preço de frete. O dado faz parte de um estudo feito pela Confederação Nacional do Transportador Autônomo (CNTA).


Seja como for, negociar bem o frete é essencial. Segundo estudo feito em 2022 pela Fretebras, isso pode garantir até 20% a mais de lucro ao caminhoneiro. O levantamento foi feito com motoristas cadastrados na plataforma eletrônica de oferta de frete.

Portanto, essa solução ajuda a minimizar o impacto da alta de outros insumos e serviços que afetam a operação. Ou seja, pneus, peças, pedágio, etc. Resta saber se a redução do preço do frete será repassada ao consumidor.

Confira os reajustes, por tipo de operação

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba