Redação

19/07/2023 - 7 minutos de leitura. Atualizado: 20/07/2023 | 16:13

Ônibus urbano elétrico de 18 metros é a novidade da chinesa TEVX Higer

Articulado e com capacidade para 130 passageiros, o ônibus urbano elétrico tem piso baixo e 270 quilômetros de autonomia

Conforme a fabricante, a linha de ônibus elétrico Azure permite economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel Crédito: Divulgação/TEVX Higer

A marca chinesa TEVX Higer apresenta mais um modelo de ônibus elétrico. Desta vez, um articulado de 18 metros batizado de Azure A18BR. Assim, o lançamento complementa a linha de elétricos da fabricante que já oferecia o padrão Azure12BR e o rodoviário FE10BR.

LEIA MAIS

MP do desconto gera primeiras vendas de ônibus e caminhões 0-km
Nova lei do seguro dá maior segurança jurídica ao transportador; entenda
Scania lança caminhão a gás com 900 km de autonomia

Continua depois do anúncio

Divulgação/TVEX Higer

Bateria do ônibus elétrico

A bateria CATL é de fosfato de ferro-lítio. Conforme a fabricante, é de última geração. E reconhecida internacionalmente por sua durabilidade e confiabilidade. Assim, tem capacidade total de 564 kWh e está distribuída em 18 packs alocados na parte traseira e no teto. E isso contribui para a distribuição do centro de gravidade do veículo. Aliás, as baterias têm garantia de oito anos ou 4.000 ciclos.


Conforme a TEVX Higer, o ônibus tem autonomia de 270 quilômetros. Contudo, o motor elétrico aliado ao estilo de condução do motorista, pode aumentar a autonomia em até 30%. Seja em descidas íngremes ou frenagens convencionais, o sistema funciona como um gerador de eletricidade. E isso proporciona energia extra. Além de elevar a autonomia do veículo.

Seja como for, o Azure A18BR vem equipado com motor DANA de 370 kw e torque de 37,7 mkgf. Assim, o propulsor tem garantia de cinco anos ou 300.000 quilômetros. Conta com freios ABS, sistema de frenagem eletrônica e controle automático de estabilidade da marca WABCO.

Conforme a Higer, a linha de ônibus elétrico Azure permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel. E de até 80% nos custos operacionais totais.  


Percepção de conforto desde a entrada

Com capacidade para 130 passageiros, o novo ônibus elétrico tem piso totalmente plano. Por isso, oferece mais facilidade no embarque e desembarque de passageiros, conforme a fabricante. O objetivo é promover a percepção do conforto desde a entrada no veículo.

Seja como for, o ônibus tem três portas sem degraus e com duas rampas de acesso acopladas ao piso plano para passageiros com cadeira de rodas ou carrinhos de bebê. Esse itens, combinados com o conjunto de suspensão, viabiliza o 'ajoelhamento' do veículo. O que proporciona embarques e desembarques mais seguros. 

Para potencializar a sensação de conforto, o ônibus tem algumas praticidades. Esse é o caso das tomadas USB posicionadas nas laterais, para quem viaja sentado. E nos balaústres, para quem vai em pé. Além disso, oferece Wi-Fi.


Outra novidade no quesito conforto são as luzes coloridas de LED que trazem o benefício da cromoterapia. Assim, proporciona mais bem-estar durante a viagem. Ademais, o veículo tem isolamento térmico em toda a carroceria. Além de um sistema de ar-condicionado sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente mais climatizado. Isso em qualquer estação do ano.

Ergonomia e segurança para o motorista

O posto do motorista ganhou itens para proporcionar conforto e ergonomia. Além disso, mais visibilidade e garantia de direção segura.

Assim, o assento da marca Grammer tem sistema pneumático com ajustes de altura por peso e de lombar. Além disso, tem bolsas que inflam internamente para uma posição confortável e adequada durante o trabalho. Aliás, o cinto de segurança de três pontos. E está integrado ao banco para melhor postura e segurança ao condutor.


Conforme a fabricante, o painel do motorista é digital e traz comandos eletroeletrônicos dos sistemas. Entre eles a bertura e fechamento de portas. Além de freio de estacionamento e emulador de trocas de marchas.

Da mesma maneira, os retrovisores digitais, com imagens em 360 graus que permitem visibilidade com o veículo em movimento. Bem como mais segurança durante as manobras.

O modelo ainda conta com oito câmeras internas e cinco externas. Todas integradas aos retrovisores internos digitais. Além de câmera de ré com sensor de aproximação.


Siga o Estradão no Instagram!

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba