Redação

29/08/2023 - 4 minutos de leitura.

Ônibus elétricos Marcopolo estão na fase final de homologação em SP

A expectativa da Marcopolo é de que seus ônibus elétricos comecem a trafegar com passageiros no sistema de transporte coletivo de São Paulo no último trimestre de 2023

A homologação envolve quatro testes de desempenho: operacional, energético, segurança de frenagem e direção e o consumo e regeneração da bateria Crédito: Divulgação/Marcopolo

Os ônibus elétricos Marcopolo Attivi Integral estão em fase final de homologação na cidade de São Paulo. Quem gerencia o processo é a SPTrans, responsável pelo sistema de ônibus na capital paulista. Conforme a Marcopolo, duas versões do modelo vão rodar na cidade: eBásico e ePadron.

Seja como for, a previsão é de que a homologação da versão eBásico seja concluída até nesta sexta-feira, 1º de setembro. Por sua vez, a do ePadron ocorrerá entre os dias 25 e 29 de setembro. Conforme a Marcopolo, a expectativa é de que as duas versões do ônibus elétrico comecem a rodar em São Paulo no último trimestre de 2023.

LEIA MAIS

Continua depois do anúncio

Veja caminhões com desenho bizarro + bônus
Motorhome de caminhão 8x8 para levar mísseis tem preço de quase R$ 10 mi
Com a alta do preço do diesel, veja 10 dicas para economizar

De qualquer maneira, o processo envolve quatro testes de desempenho: operacional, energético, segurança de frenagem e direção e o consumo e regeneração da bateria. Assim, as provas ocorrerão em regiões da zona leste e na linha 6030-10 (Unisa – Campus 1/Terminal Santo Amaro), que tem cerca de 30 quilômetros de extensão.

Ônibus elétricos têm autonomia de 280 km

Entre as características técnicas do Marcopolo Attivi Integral estão o comprimento, de 13 metros, e o chassi de piso baixo. Além disso, o ônibus tem motor elétrico com 350 kW de potência e 336 mkgf de torque. Por sua vez, os eixos dianteiro e traseiro são ZF.


Divulgação/Marcopolo

De acordo com a Marcopolo, o Attivi Integral tem chassi Low Entry, motor elétrico de 350 kW de potência e 336 mkgf de torque. Além disso, os eixos dianteiro e traseiro sãoZF, a suspensão é a ar e o sistema de freios, da Knorr. Conforme a empresa, as bateriasCATL têm capacidade de 396 kWh. Portanto, garantem autonomia de 250 a 280 km, conforme o tipo de utilização.

Itens que melhoram a experiência

Ademais, para os passageiros há portas USB e sistema de ar-condicionado incorporado ao de refrigeração das baterias. Da mesma forma, há áudio interno e preparação para a instalação de microfone. Bem como câmera na traseira, que projeta as imagens na tela do painel de instrumentos.


Divulgação/Marcopolo

No mesmo sentido, há câmara interna de segurança, com gravação. Por fim, o ônibus elétrico tem espaço exclusivo para PCDs e assentos preferenciais. Bem como iluminação interna, faróis e lanternas traseiras com luzes de LEDs. Há também separação para o motorista na cabine.

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba