Redação

25/01/2021 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 26/01/2021 | 9:18

Empresas de ônibus criam aplicativo de descontos aos passageiros

O aplicativo é um programa de benefícios que concede brindes, descontos graduais na compra de novas passagens, bilhetes de cortesia e outras vantagens

Em mais uma tentativa para atrair passageiros, as empresas Viações Cometa, Catarinense, 1001, e Expresso do Sul – do Grupo JCA – lançaram um aplicativo que oferece vantagens aos passageiros.  Batizado de Clube Giro, o app dá descontos graduais na compra de novas passagens. Assim como bilhetes em cortesia para acompanhante, entre outros benefícios.

De acordo com as empresas, o Clube Giro é diferente dos  programas de fidelidade. Isso porque para resgatar os benefícios, basta que o passageiro seja engajado no aplicativo. Ou seja, não é necessário comprar passagens para receber gratificações.

Pequenas interações, como responder pesquisas e interagir com vídeos, podem gerar descontos de 25% para futuras viagens. São ofertas para destinos como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de algumas rotas internacionais, ligando o Sul do Brasil.

Continua depois do anúncio

Líder do programa e gerente de clientes do Grupo JCA, Márcia Martinez diz a empresa estudou o comportamento dos clientes. O objetivo era criar engajamento com os hábitos de consumo. “Queremos oferecer experiência personalizadas. De acordo com os hábitos dos participantes.”

Mais incentivos

Também para incentivar as viagens de ônibus, o aeroporto de Brasília ganhou uma agência de vendas de passagens de ônibus interestaduais. Além disso, recebeu pontos de embarque e desembarque de passageiros. Ou seja, as companhias de ônibus tentam reverter as perdas de 2020.


Nesse sentido, as empresas vão aumentar a oferta de serviços. Bem como a proteção aos passageiros contra o novo coronavírus. As informações são da Associação Brasileira de Transportes Terrestres de Passageiros (Abrati).

A princípio, quatro empresas vão atuar no aeroporto de Brasília. São elas:Real Expresso, Rápido Federal, Guanabara e Útil.

Faturamento ainda em queda

O faturamento das empresas do setor despencou em 2020. Segundo a Abrati, de abril a junho a queda na receita chegou a 95%.


Em contrapartida, houve melhora no fim do ano. Mas, mesmo assim, o resultado de 2020 fico em torno de 60% do faturamento registrado em 2019.

No mesmo sentido, o movimento de ônibus clandestinos cresceu 30% em 2020. O motivo foi a redução da oferta de ônibus regulares após o início da quarentena. Ou seja, a partir de março.

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba