Andrea Ramos

27/11/2023 - 5 minutos de leitura.

Caminho da Escola: VW entregará 5,6 mil ônibus ao programa do governo

Para produzir os 5,6 mil ônibus a partir de janeiro, VW chamou 400 funcionários afastados por layoff; entregas começam no 1º trimestre

Volksbus Crédito: Volksbus/Divulgação

A Volksbus vai entregar 5,6 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola. Ou seja, trata-se da maior venda realizada pela marca por meio de licitação. Assim, com esse montante, a VW soma a entrega de cerca de 30 mil ônibus ao Governo Federal desde o início do programa.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes. Seja como for, conforme a VW, com essa compra a marca enxerga que o próximo ano será de recuperação do mercado.

LEIA MAIS
Ônibus elétrico já é realidade no Brasil; veja os modelos disponíveis
Caminhão Peterbilt com 7 lugares e 'cama de casal' está à venda; veja o preço
Iveco Daily ganha câmbio automático do Lamborghini Urus; veja o preço

Assim, para se ter uma ideia, a Volksbus encerra 2023 com o total de 4 mil ônibus vendidos. Para 2024, só pelo Programa Caminho da Escola a fabricante vai faturar 1,6 mil unidades a mais. Todavia, com essa licitação, somadas as vendas para o mercado, a VW espera dobrar sua produção. Ou seja, encerrar 2024 com pelo menos 8 mil ônibus.

Continua depois do anúncio

Volksbus ganha licitação e entrega até o final de 2024, 5,6 mil ônibus para o FNDE; foto: Volksbus

Volkswagen vai aumentar a produção

Dessa forma, para dar conta da demanda, a partir de 6 de janeiro, os trabalhadores em layoff voltam a trabalhar na planta da VW em Resende, no Rio de Janeiro. A medida ocorreu para adequar a produção de caminhões e ônibus ao novo tamanho do mercado. Com isso, a Volkswagen Caminhões e Ônibus afastou temporariamente cerca de 400 funcionários.

Seja como for, as unidades do programa Caminho da Escola começam a ser entregues ainda no primeiro trimestre. Mas com previsão de encerrar as entregas até o fim de 2024.


Entregas começam no 1º trimestre

Contudo, de acordo com o vice-presidente de vendas e makerting da Volkswagen, Ricardo Alouche, iniciar tão logo a produção dos veículos é possível porque toda a documentação foi aprovada. "Ou seja, o governo fiscalizou os protótipos que integram o processo. Inclusive todos os veículos estão homologados. E até a próxima semana vamos fechar a assinatura do contrato", declarou o executivo.

Trata-se de uma vantagem para a VWCO frente aos competidores que também levaram parte da licitação. Porém, os demais ainda precisam passar por todo processo de homologação dos seus produtos. Dessa forma, nessa licitação, a VW vai fornecer 4 mil veículos na configuração ORE 1, construída com base no chassi Volksbus 8.180E. Além disso, outras 1.600 unidades Onurea configuradas no Volksbus 8.180.

Ambos são novidades da linha de ônibus Volkswagen. E contam com motor ISF 3.8L, quatro-cilindros em linha, combinado à transmissão manual de seis velocidades. Além disso, trazem ar-condicionado. Cada unidade pode transportar até 29 estudantes. E oferece duas opções de acessibilidade, com plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM).


Siga o Estradão no Instagram!

Notícias relacionadas

Mercado

Mercedes-Benz tem mais da metade das vendas de ônibus; veja o ranking

Mercado

Venda de ônibus recua 27,9% no trimestre; veja o ranking por modelo

Mercado

Ônibus novos a caminho: veja as apostas das marcas para 2024

Mercado

Scania: próximos veículos elétricos terão maior autonomia