Redação

29/11/2023 - 4 minutos de leitura.

Caminho da Escola: Iveco entregará 7,1 mil ônibus em 2024 ao governo

Após vencer licitação, Iveco vai fornecer 7,1 mil ônibus ao programa do governo federal; modelos serão feitos em Sete Lagoas, Minas Gerais

IVECO BUS Crédito: Iveco/Divulgação

Depois de a Volkswagen Caminhões e Ônibus fechar seu contrato, a Iveco Bus anuncia que também ganhou licitação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). Assim, será um dos principais fornecedores de ônibus para o Programa Caminho da Escola em 2024, com um total de 7,1 mil unidades.

Conforme publicado pelo Estradão, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai entregar 5,6 mil ônibus escolares. O programa do Governo Federal visa levar o transporte escolar às regiões de mais difícil acesso do País. Dessa forma, a Iveco é a fabricante que vai fornecer um lote de 3,5 mil ônibus na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3). Ou seja, modelos com capacidade para 59 estudantes.

LEIA MAIS
Volkswagen diz que o mercado de caminhões deve crescer 15% em 2024
Caminhão Peterbilt com 7 lugares e 'cama de casal' está à venda; veja o preço
Iveco Daily ganha câmbio automático do Lamborghini Urus; veja o preço

Continua depois do anúncio

Do mesmo modo, a fabricante também vai entregar outras 3.600 unidades na categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE2). Estes têm capacidade para transportar 44 estudantes. "Ganhar essa licitação reforça a importância do Caminho da Escola para a Iveco Bus. Estamos presente no programa há mais de uma década", declarou o diretor da Iveco Bus para a América Latina, Danilo Fetzner.

Iveco já entregou, desde 2008, cerca de 8 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola (Foto: Divulgação)

Nesse sentido, a fabricante de origem italiana entregou os seus primeiros CityClass ao programa, ainda em 2009. Ao longo desta trajetória, a marca já produziu mais de 8 mil ônibus, de diferentes configurações ao Caminho da Escola.


Sobre os ônibus

Seja como for, para a categoria ORE-2, a Iveco vai fornecer o chassi 10-190. O modelo é indicado para diferentes operações e terrenos. E conta com o motor FPT N45, de quatro-cilindros, que desenvolve potência de 190 cv. Além disso, tem PBT de 10,5 t, o que permite configurar o micro-ônibus conforme a necessidade do cliente.

Contudo, para o ORE-3, a marca conta com o chassi 15-210, de 15 t de PBT. Este modelo também traz o motor FPT N45, mas com potência de 210 cv. Ambos os modelos contam com suspensão elevada, o que garante aos ônibus maior altura em relação ao solo. Além disso, têm bloqueio de diferencial, o que facilita a transposição de atoleiros.

Do mesmo modo, são equipados com pneus de uso misto. Assim como contam com redução de balanço dianteiro e traseiro, para facilitar o acesso a lugares acidentados. Os ônibus serão produzidos na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, MG, e serão entregues ao longo de 2024.


Siga o Estradão no Instagram!

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba