Andrea Ramos

11/08/2023 - 4 minutos de leitura.

BYD e Volvo apresentam novos ônibus elétricos no Brasil

Modelos são para transporte urbano de passageiros e chegarão em breve; BZL é o primeiro Volvo no segmento de ônibus elétricos no Brasil

Volvo BZL Crédito: Diário do Transporte/Divulgação

A Volvo e a BYD acabam de apresentar novos ônibus elétricos no Brasil. Os chassis foram revelados durante o Seminário Nacional NTU, nesta semana em Brasília. Vale lembrar que, no próximo dia 29 de agosto, a Volvo vai apresentar o modelo, batizado de BZL. E o Estradão vai participar do evento e trará detalhes do novo veículo.

Além da marca sueca, a chinesa BYD também apresentou um novo modelo durante o evento da NTU. Afinal, o encontro reuniu montadoras, organizações e profissionais ligados à área do transporte público. Bem como do setor de mobilidade urbana.

LEIA MAIS
Volkswagen Caminhões lança Constellation 27.260 na versão 8x4
GWM vai testar caminhões a hidrogênio no Brasil a partir do uso do etanol
Caminhões Volvo FH 540 e DAF XF 530 dominam vendas; veja o ranking

Continua depois do anúncio

Assim, o BZL promoverá a estreia da Volvo no segmento de ônibus 100% elétricos no Brasil. Contudo, essa não é a primeira investida da fabricante sueca no segmento no País. No início deste ano, a Volvo começou a testar o caminhão FM Eletric com clientes brasileiros.

Conforme a Volvo, o BZL tem opções com um ou dois motores elétricos de 200 kW cada. Ou seja, no total, a potência chega a cerca de 540 cv. Por sua vez, a transmissão é automatizada de duas velocidades. Além disso, pode ter pacotes de três a cinco baterias de 94 kWh cada. Entre os equipamentos, há freios a disco e suspensão a ar, por exemplo.

Novo ônibus BYD tem autonomia de 250 km

BYD D9W foi apresentado no evento da NTU com carroceria Marcopolo; Foto: Diário do Transporte

Da BYD, há duas famílias de chassis elétricos disponíveis no Brasil: D9 e D11. O ônibus apresentado nesta semana faz parte da primeira. Trata-se do D9W, um modelo de piso baixo. De acordo com a BYD, a autonomia alcança 250 km.

Conforme a marca, o D9W tem dois motores elétricos de 150 kW cada. Portanto, a potência é equivalente a 402 cv. O conjunto está integrado às rodas do eixo traseiro. Além disso, há um módulo eletrônico que faz o controle de tração. O novo modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento. Segundo a BYD, o novo ônibus vem com suspensão a ar.

Siga o Estradão no Instagram!


Mercedes-Benz Actros 2045: como é o caminhão sucessor do Axor

Notícias relacionadas

Mercado

Venda de ônibus recua 27,9% no trimestre; veja o ranking por modelo

Mercado

Ônibus novos a caminho: veja as apostas das marcas para 2024

Mercado

Scania: próximos veículos elétricos terão maior autonomia

Mercado

Ônibus: Mercedes-Benz, Volksbus e Marcopolo dominam vendas