Décio Costa

18/09/2021 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 17/09/2021 | 18:15

Águia Branca inicia operações com ônibus Marcopolo Paradiso G8 1800

Os seis novos ônibus rodoviários Marcopolo Paradiso G8 1800 DD Double Decker da Águia Branca atuarão entre as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Águia Branca G8 Crédito: Giovani Boff/Divulgação

A Águia Branca deu início às operações com ônibus da Geração 8 da Marcopolo. Primeiramente, os novos modelos rodoviários vão atuar nos trechos entre São Paulo e Rio de Janeiro. Bem como entre o Rio de Janeiro e Vitória. A linha Marcopolo G8 foi lançada há cerca de dois meses. após 12 anos da estreia da Geração 7.

Assim, a Águia Branca foi a primeira empresa de transporte rodoviário de passageiros a receber o novo ônibus da encarroçadora de Caxias do Sul (RS). Inicialmente, a companhia comprou seis unidades. Os novos modelos são Paradiso G8 1800 DD.

Segundo a empresa, os ônibus têm chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD 8x2. Bem como carroceria de 15 metros do tipo Double Decker. Assim, o passageiro pode optar entre seis poltronas do tipo leito no primeiro piso. Ou 48 com serviço semi-leito no andar superior.

Continua depois do anúncio

Águia Branca foca segurança

Seja qual for a opção, o modelo oferece bastante conforto. Nesse sentido, há amplo espaço entre as poltronas. Além disso, os assentos e encostos das poltronas receberam nova composição de espuma. Segundo a empresa, isso permite acomoda melhor os ocupantes.

Além disso, há sistema de reclinação com amortecedores. Assim, os ajustes são feitos de forma mais suave, conforme a Águia Branca. Os cuidados com a segurança sanitária também são dignos de nota. Nesse sentido, há cortinas de tecido antibacteriano entre os viajantes.


De acordo com a Águia Branca, os novos ônibus incorporam várias tecnologias de assistência ao motorista. Por exemplo, há um conjunto de sensores e radares que atuam para manter a velocidade e distância predefinida em relação ao veículo à frente.

Tecnologias de ponta

No mesmo sentido, há sistema autônomo de frenagem. Ou seja, em caso de risco iminente de colisão, se o motorista não intervir o ônibus pode até frear sozinho. “Segurança vai muito além do discurso", diz o CEO da Águia Branca, Renan Chieppe. Segundo ele, a parceria com a Marcopolo permitiu oferecer o que há de mais moderno para "melhorar a experiência dos passageiros.”

De acordo com a Marcopolo, o desenvolvimento da Geração 8 levou quatro anos para ser concluído. Conforme o CEO da empresa, James Bellini, os engenheiros "saíram dos escritórios para entender as dores de passageiros e motoristas." Segundo o executivo, o time do projeto rodou mais de 45 mil quilômetros em viagens.


A Geração 8 é repleta de soluções modernas. Entre outros destaques, os faróis são do tipo Full-Leds. Além disso, a altura do painel foi rebaixada em 70 mm para facilitar a visualização dos instrumentos. Outro sistema inovador são as câmeras no lugar dos espelhos retrovisores convencionais.

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba