Os semipesados Constellation 17.260 e 24.260 surgiram no portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus para atender segmentos específicos, como o da construção e o de limpeza urbana. Integram a gama de vocacionais, com configurações técnicas próprias para as aplicações, como tomada de força de fábrica ou mesmo escapamento na vertical. A fabricante agora concedeu flexibilidade aos modelos para atuarem nas mais variadas operações.
Apesar de agora prontos para novas atribuições no transporte de carga, em transferências de curtas e médias distâncias, os veículos preservam o pacote Robust, cesta de itens que os embala para tarefas pesadas, casos do para-choque metálico mais curto e maior ângulo de ataque. Os modelos também estão disponíveis somente com cabine estendida.
O trem de força combina o motor MAN de 256 cv a 2.300 rpm e torque máximo de 900 Nm (91,8 kgfm) de 1.100 a 1.800 rpm com uma transmissão Eaton de 6 marchas. Por ter tecnologia EGR, de recirculação de gases, o motor dispensa o uso do Arla 32 para atender aos níveis de emissão equivalentes ao Euro 5. “Essa combinação é um dos diferenciais que preparamos para simplificar a logística operacional desses veículos”, justifica Andria Giusti, engenheira de marketing de produto da VWCO.
Continua depois do anúncioA marca posiciona as novas opções como de entrada para aplicações como baú, carga seca, frigorífico e sider, dentre outras possibilidades. “Os veículos chegam para expandir nossa oferta de semipesados para quem quer um custo de investimento reduzido”, observa Andria Giusti.
As novidades permitem à VWCO incrementar seu bom desempenho na faixa de semipesados. Além de ser da marca o líder na categoria, o Constellation 24.280, a fabricante é a que mais vende no segmento. De acordo com os dados da Anfavea, associação que representa as fabricantes de veículos, no primeiro quadrimestre do ano, a montadora acumula 2,4 mil unidades negociadas, volume que representou alta de 26,7% sobre o mesmo período de 2018, e participação de 38% nas vendas.